Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

Governo do Estado integra serviço do Samu ao Ciodes para ampliar assistência a emergências em saúde

Enfermeiros serão os responsáveis pela triagem das chamadas e comunicação direta com regulação estadual.

Por Paolla Gualberto
04/10/2024 16h57

Integração entre as Secretarias da Saúde e da Justiça e Segurança Pública promove um melhor atendimento à populaçãoIntegração entre as Secretarias da Saúde e da Justiça e Segurança Pública promove um melhor atendimento à populaçãoO Governo do Amapá promoveu nesta sexta-feira, 4, a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Centro Integrado de Operações Especiais e Defesa Social (Ciodes), agilizando e ampliando os atendimentos de urgência em saúde no estado.

A ação é uma parceria inédita entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) que busca qualificar ainda mais a comunicação e coordenação das ambulâncias que realizam o atendimento pré-hospitalar.

Cássia Klein, secretária adjunta de Atenção à SaúdeCássia Klein, secretária adjunta de Atenção à Saúde"É um momento histórico para o Amapá, nos comprometemos e conseguimos essa cooperação tão importante para os atendimentos de urgência em saúde no nosso estado. Isso resulta em mais efetividade e agilidade nos atendimentos que prestamos para a população", enfatizou a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Cássia Klein.

Com a cooperação, o Ciodes conta agora com enfermeiros especializados e qualificados para a realização da triagem das chamadas, evitando duplicidade de atendimentos e agilizando o papel do médico regulador.

José Neto, secretário de Segurança PúblicaJosé Neto, secretário de Segurança Pública"É uma integração das instituições públicas que resulta em melhorias na qualidade do serviço de salvamento prestado por nós. É um avanço significativo para a saúde e segurança no Amapá", relatou o secretário de Segurança Pública, José Neto.

A medida será responsável por reduzir o tempo de resposta às urgências médicas, otimizando o fluxo de pacientes dentro do sistema de saúde e atuando como um passo importante na melhoria da qualidade de atendimento à população.

“Agora, quando o solicitante ligar para o 190, terá um profissional da saúde que receberá essa ligação, fazendo a triagem inicial e encaminhando para o Samu. Dessa forma vamos otimizar recursos, melhorar o tempo resposta desses atendimentos e com certeza a sobrevida da pessoa que está do outro lado da linha precisando de suporte assistencial de urgência e emergência", finalizou o diretor do Samu, Donato Farias.

Donato Farias, diretor do SamuDonato Farias, diretor do SamuServiço implantado dará agilidade aos atendimentos de urgência e emergência em saúdeServiço implantado dará agilidade aos atendimentos de urgência e emergência em saúde

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!