Governo do Amapá prepara visitas mediadas às obras de restauro da Fortaleza de São José de Macapá
Estudantes, pesquisadores e turistas poderão agendar o passeio e conhecer os processos de restauração, com previsão para a partir da segunda quinzena de novembro.
Entrada da Fortaleza de São José em restauraçãoCom o avanço das obras de restauro da Fortaleza de São José de Macapá, estudantes, pesquisadores e turistas poderão acompanhar o processo de preservação do maior patrimônio histórico do Amapá. O Governo do Estado elabora um cronograma de visitas mediadas, com previsão para a partir da segunda quinzena de novembro.
A iniciativa atende a uma solicitação do governador Clécio Luís, que acompanhou o andamento dos trabalhos na quarta-feira, 9. No primeiro momento, as mediações serão feitas com equipes museológicas e guias turísticos, que conduzirão o público em experiências únicas de entendimento dos processos de conservação e restauração, bem como transmitir os detalhes aplicados nas técnicas construtivas da maior fortificação da América Latina.
“Quando pensamos num público escolar do ensino básico, ele vai ter uma abordagem mais acessível com carácter histórico. Para um público de alunos de graduação e pós-graduação, a linguagem fica mais técnica, ainda mais quando você fala de arquitetura aos públicos especializados, que buscarão um detalhamento maior de aspectos das obras”, explica a coordenadora de Gestão de Projetos da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), Aretha Gallego
Operário trocando as telhas da entrada da Fortaleza
A obra de restauração se concentra em serviços emergenciais de revestimento cerâmico, pinturas e sistemas de drenagem nas nove edificações do monumento, além das rampas de acesso e baluartes. Em dezembro, a última leva de 33 mil telhas serão recebidas no local para que, até janeiro de 2025, sejam iniciadas as adaptações de espaços administrativos, expositivos, gastronômicos, de convivência e paisagísticos.
Arquiteta da APPA, Deise Lustosa“Estamos utilizando as mesmas técnicas construtivas originais, fabricando telhas e tijolos com materiais reutilizados da própria obra. O objetivo fazer toda a divulgação, tanto técnica, quanto histórica e didática, de todo o processo que está sendo feito das obras de conservação, restauração e das obras emergenciais, para que o público, inclusive das escolas, entenda o que está acontecendo com o processo de restauro da Fortaleza de São José”, ressalta a arquiteta da APPA, Deise Lustosa.
As visitações são parte do Programa Educativo, previsto para ser entregue no Amapá ainda em outubro, e integra o Plano Museológico, instrumento de gestão para os museus do Brasil. No período de restauração do espaço, as instituições escolares e instituições universitárias interessadas em levar os estudantes, devem agendar horários de visitação no museu, devido à limitação de acesso por questões de segurança no ambiente da obra.
Trabalhadores do processo de requalificação do monumento histórico
Restauro da Fortaleza de São José de Macapá
As intervenções serão feitas ao longo de 2 anos, em parceria com o Governo Federal, para que o espaço possua uma nova destinação social adequada ao turismo.
Toda a readequação foi definida com base na consulta pública, realizada em 2023, sobre o uso dos espaços físicos para a criação de galeria de artes, restaurantes, salas de exposições e espaço para shows.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!