Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOTORISTAS E PEDESTRES

Dia da Saúde Mental: Governo do Amapá divulga pontos de atendimento em blitz no Centro de Macapá

Atividade aconteceu no movimentado cruzamento da Rua Hamilton Silva com a Avenida Cora de Carvalho.

Por Jamile Moreira
11/10/2024 08h38

Profissionais chamaram atenção para a importância da saúde mental Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado na quinta-feira, 10, e falar sobre a importância e defesa do tema, o Governo do Estado realizou uma blitz educativa para divulgar os pontos de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial (Caps) do Amapá.

Coordenada por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a ação aconteceu no cruzamento da Rua Hamilton Silva com a Avenida Cora de Carvalho, no bairro Central de Macapá, e foi marcada pela entrega de panfletos aos motoristas e pedestres com informações sobre apoio profissional e necessidades em saúde mental.

Marlucia Milhomem, coordenadora de Atenção Psicossocial“É muito importante estarmos aqui, conscientizando, e levar os serviços que temos dentro do Estado para a população. Muito se fala e se discute sobre os cuidados da saúde física, mas precisamos ter um olhar ampliado para a saúde mental. Ela vai além de muitos aspectos e precisa ser praticada todos os dias”, explicou a coordenadora da Atenção Psicossocial da Sesa, Marlúcia Milhomem.

O enfermeiro Cássio Monteiro, destacou a importância da população conhecer os locais no estado que lidam direta e especificamente com aspectos do tema.

Enfermeiro Cássio Monteiro“Estamos informando os dispositivos da rede de saúde mental do Estado, para que as pessoas possam procurar atendimento e ajuda, se tiverem necessidade. Hoje temos os Caps AD e Gentileza, a enfermaria psiquiátrica de Saúde Mental do Hospital de Clínicas Alberto Lima e a enfermaria do HE, que são portas de entrada para pacientes que precisam de atendimento relacionado à saúde mental", enfatizou Monteiro.

Rede de Atendimento

No Amapá, na rede estadual de Saúde, a população pode contar com atendimentos voltados para a estabilização e acompanhamento dos pacientes. 

Nos casos de pessoas em crise ou surto, o primeiro atendimento acontece no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, que oferta 24 horas serviços de atendimento psicológico para casos de urgência e emergência, como crises de ansiedade, depressão, abuso ou qualquer tipo de violência e traumas psicológicos, além de tentativas de suicídio. 

O paciente pode ficar internado na unidade por até 72 horas ou até ser estabilizado. Caso ele necessite continuar internado, será encaminhado para a Enfermaria Psiquiátrica do complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), onde funciona o Ambulatório de Saúde Mental.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!