Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÉ E DEVOÇÃO

Círio 2024: programação e tradições de devoção e fé à Nossa Senhora de Nazaré

A festividade católica, que celebra a Rainha da Amazônia, acontece neste domingo, 13.

Por Ana Anspach
12/10/2024 14h42

Virgem de Nazaré é considerada a Rainha da Amazônia pelos devotos católicosNeste domingo, 13, acontece a celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior manifestação religiosa da Amazônia, que conta com apoio do Governo do Amapá no reforço do atendimento de saúde e segurança pública. A programação inicia a partir das 7h com missa campal na Praça Santuário de Fátima, seguida da procissão com a imagem peregrina da Virgem de Nazaré, até a Catedral Histórica de São José, no centro de Macapá. A expectativa é que mais de 200 mil fiéis se unam para acompanhar o percurso, compartilhando momentos de fé e devoção.

Os romeiros, que pagam promessas pelas graças recebidas, costumam participar do cortejo levando objetos como, velas com formatos que representam partes do corpo humano, flores, crucifixos, tijolos, miniaturas de casas, barcos e réplicas de imagens de Nossa Senhora de Nazaré, como símbolo de gratidão.  

Romeiras levam objetos como miniaturas de casas, como símbolo de gratidão pelas graças recebidas

Outro hábito, sinal de devoção católica, é vestir crianças de todas as idades com roupas e asas de anjos, além de demonstrar pureza e agradecimento, o ato significa a realização de pedidos. Os anjos se destacam em meio à multidão de fiéis e representam os milagres, atribuídos à Virgem de Nazaré.

No decorrer de mais de dois séculos de história, foram acrescentados ao Círio de Nazaré uma série de práticas que representam a crença dos milhares de cristãos que acompanham o festejo. Com cerca de 400 metros de comprimento e aproximadamente 700 quilos, a corda é um dos mais importantes símbolos. Os fiéis disputam espaço para tocá-la e alguns querem ajudar a carregá-la, como promessas feitas e também prestar homenagens à Virgem de Nazaré. A corda é pesada, feita de sisal torcido, o que requer grande sacrifício físico para os promesseiros.

Os fiéis disputam espaço para tocar e ajudar a carregar a corda

Também é tradição o almoço do Círio, momento especial de confraternização entre as famílias, que reúnem parentes e amigos para celebrar o amor por Nossa Senhora de Nazaré. O cardápio deve ser planejado com antecedência, já que a maniva, folha moída da mandioca, ingrediente principal da maniçoba, deve cozinhar por pelo menos sete dias. Outras iguarias que dão sabor e perfume excepcional à comemoração são vatapá, pato no tucupi, farofa e taça da felicidade, feita com creme de cupuaçu.

Programação 
Domingo, 13
Missa e Círio de Nazaré
Local: Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Avenida Cora de Carvalho, Centro.
Horário: 7h
Itinerário da Procissão: Avenida Cora de Carvalho\Rua Hildemar Maia\Avenida Mendonça Furtado\Rua Hamilton Silva\Avenida Presidente Vargas\Rua Cândido Mendes\Avenida Mário Cruz\chegada na Catedral de São José

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!