Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2024

Em ato de fé e gratidão devota de Nossa Senhora de Nazaré percorre de joelhos todo o trajeto da procissão, em Macapá

A auxiliar de serviços gerais, Marlene Corrêa, de 50 anos, pagou a promessa como forma de agradecer pela saúde de sua mãe que foi restaurada.

Por Jamylle Nogueira
13/10/2024 17h17

Ponto alta da programação do círio de Nazaré, aconteceu no domingo, 13Milhares de fiéis católicos marcaram presença na tradicional procissão do Círio de Nazaré, em Macapá, neste domingo, 13. A romaria teve percurso de quatro quilômetros, com saída do Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita, até a Igreja Matriz de São José, no Centro da capital, e foi marcada por cânticos, promessas, lágrimas, orações, além de outros atos de fé e devoção.

A auxiliar de serviços gerais, Marlene Corrêa, é um desses exemplos, ela percorreu todo o trajeto de joelhos. Muito emocionada, a devota de Nossa Senhora de Nazaré, revelou que estava pagando a promessa e agradecendo pela restauração da saúde de sua mãe.

“Minha mãe teve um AVC [Acidente Vascular Cerebral] e ficou entre a vida e a morte. Foi aí que me apeguei com Deus e Nossa Senhora de Nazaré e prometi a eles que se minha mãezinha sobrevivesse eu iria percorrer de joelhos o trajeto do círio. E aqui estou, cumprindo minha promessa“, relatou emocionada Marlene.

Fé e devoção no percurso do Círio de Nazaré, em Macapá

Outro ato de fé que chama bastante atenção durante o círio, é simbolizado pela corda que representa a ligação dos fiéis com a Nossa Senhora de Nazaré. A corda, que pesa aproximadamente 700 quilos e possui 400 metros de extensão, é um dos locais mais procurados pelos promesseiros.

A dona de casa, Marluce Fernandes, de 48 anos, escolheu ajudar a carregar a corda para pagar a promessa e agradece pela aprovação do seu filho no Exército, a devota vestiu a farda militar e fez o percurso caminhando descalça.

“Hoje só tenho que agradecer a Nossa Senhora pela aprovação do meu filho. Por isso estou aqui na corda como ato de amor, fé e muita gratidão pelas minhas bençãos alcançadas”, revelou Marluce.

Dona de casa, Marluce Fernandes, de 48 anos, agradeceu no trajeto a aprovação de seu filho no exércitoA vendedora Marcela Moraes, de 38 anos, também escolheu a corda como forma de pagar sua promessa com a Santa. Ela também acompanhou a romaria descalça e segurando uma maquete que representa a sua casa.

“Esse ano consegui realizar meu sonho da casa própria, e agora estou aqui para agradecer nossa mãezinha pela minha conquista e também pedir por mais saúde e proteção sempre”, destacou a vendedora.

Vendedora, Marcela Moraes, de 38 anos, pagou sua promessa segurando na corda e com a maquete que simbolizava sua casa

Outro fiel que confeccionou a maquete da própria residência foi o cobrador de ônibus, Gledson Oliveira, de 43 anos.

“Minha casa ficou do jeito que pedi a Nossa Senhora. Então hoje só tenho que agradecer a ela por essa benção conquistada com muito esforço e trabalho. E o Círio é muito mais do que uma tradição religiosa, pois é aqui podemos ver a comprovação de muitos milagres e bênçãos alcançadas através da fé “, descreveu Gledson.

Cobrador de Ônibus, Gledson Oliveira, de 43 anos, carregou durante o Círio a maquete que representa sua casa

Círio 2024

O tema da romaria este ano foi “Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus aconteça!” e o lema "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". O domingo de procissão iniciou às 7h, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, com a missa e, em seguida, a romaria do Círio de Nazaré. O percurso contou com apoio do Governo do Estado no reforça do atendimento em saúde e na segurança pública.

A caminhada de fé saiu da Avenida Cora de Carvalho e seguiu pela Rua Hildemar Maia, Avenida Mendonça Furtado, Rua Hamilton Silva, Avenida Presidente Vargas, Rua Cândido Mendes, Avenida Mário Cruz e finalizou com a chegada da imagem na Catedral Histórica de São José, no bairro Central de Macapá.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!