Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2024

Em ato de fé e gratidão devota de Nossa Senhora de Nazaré percorre de joelhos todo o trajeto da procissão, em Macapá

A auxiliar de serviços gerais, Marlene Corrêa, de 50 anos, pagou a promessa como forma de agradecer pela saúde de sua mãe que foi restaurada.

Por Jamylle Nogueira
13/10/2024 17h17

o ponto alta da programação do círio de Nazaré, aconteceu neste último domingo 13.Milhares de fiéis católicos marcaram presença na tradicional procissão do Círio de Nazaré, em Macapá, neste domingo, 13. A romaria teve percurso de quatro quilômetros, com saída do Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita, até a Igreja Matriz de São José, no Centro da capital, e foi marcada por cânticos, promessas, lágrimas, orações, além de outros atos de fé e devoção.

A auxiliar de serviços gerais, Marlene Corrêa, é um desses exemplos, ela percorreu todo o trajeto de joelhos. Muito Emocionada, a devota de Nossa Senhora de Nazaré, revelou que estava pagando a promessa e agradecendo pela restauração da saúde de sua mãe.

“Minha mãe teve um AVC [Acidente Vascular Cerebral] e ficou entre a vida e a morte. Foi aí que me apeguei com Deus e Nossa Senhora de Nazaré e prometi a eles que se minha mãezinha sobrevivesse eu iria percorrer de joelhos o trajeto do círio. E aqui estou, cumprindo minha promessa“, relatou emocionada Marlene.

De joelhos a fé e devoção no percurso do Círio de Nazaré em Macapá

Outro ato de fé que chama bastante atenção durante o círio, é simbolizado pela corda que representa a ligação dos fiéis com a Nossa Senhora de Nazaré. A corda, que pesa aproximadamente 700 quilos e possui 400 metros de extensão, é um dos locais mais procurados pelos promesseiros.

A dona de casa, Marluce Fernandes, de 48 anos, escolheu ajudar a carregar a corda para pagar a promessa e agradece pela aprovação do seu filho no Exército, a devota vestiu a farda militar e fez o percurso caminhando descalça.

“Hoje só tenho que agradecer a Nossa Senhora pela aprovação do meu filho. Por isso estou aqui na corda como ato de amor, fé e muita gratidão pelas minhas bençãos alcançadas”, revelou Marluce.

A dona de casa, Marluce Fernandes, de 48 anos, estava agradecendo pela aprovação de seu filho no exército.A vendedora Marcela Moraes, de 38 anos, também escolheu a corda como forma de pagar sua promessa com a Santa. Ela também acompanhou a romaria descalça e segurando uma maquete que representa a sua casa.

“Esse ano consegui realizar meu sonho da casa própria, e agora estou aqui para agradecer nossa mãezinha pela minha conquista e também pedir por mais saúde e proteção sempre”, destacou a vendedora.

A vendedora, Marcela Moraes, de 38 anos, pagou sua promessa segurando na corda, descalça e com a maquete que simbolizava sua casa

Outro fiel que confeccionou a maquete da própria residência foi o cobrador de ônibus, Gledson Oliveira, de 43 anos.

“Minha casa ficou do jeito que pedi a Nossa Senhora. Então hoje só tenho que agradecer a ela por essa benção conquistada com muito esforço e trabalho. E o Círio é muito mais do que uma tradição religiosa, pois é aqui podemos ver a comprovação de muitos milagres e bênçãos alcançadas através da fé “, descreveu Gledson.

O cobrador de Ônibus, Gledson Oliveira, de 43 anos, carregou a maquete que representa sua casa, símbolo da sua promessa com a Nossa Senhora de Nazaré.

Círio 2024

O tema da romaria este ano foi “Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus aconteça!” e o lema "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". O domingo de procissão iniciou às 7h, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, com a missa e, em seguida, a romaria do Círio de Nazaré. O percurso contou com apoio do Governo do Estado no reforça do atendimento em saúde e na segurança pública.

A caminhada de fé saiu da Avenida Cora de Carvalho e seguiu pela Rua Hildemar Maia, Avenida Mendonça Furtado, Rua Hamilton Silva, Avenida Presidente Vargas, Rua Cândido Mendes, Avenida Mário Cruz e finalizou com a chegada da imagem na Catedral Histórica de São José, no bairro Central de Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!