Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2024

Milhares de fiéis foram às ruas para rezar, cantar e pagar promessas na procissão do Círio de Nazaré em Macapá

Foram mais de 4 km de percurso com agradecimentos, orações e muitas homenagens à Nossa Senhora, Rainha da Amazônia.

Por Leidiane Lamarão
13/10/2024 18h10

Milhares de fiéis participaram da programação deste domingo, 13, do Círio de NazaréMilhares de fiéis participaram da programação deste domingo, 13, do Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré 2024 reuniu milhares de devotos entre crianças, jovens, adultos e idosos, neste domingo, 13, durante a procissão para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, logo após a missa campal que ocorreu na Praça do Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita, em Macapá. O trajeto dos fiéis seguiu pelas principais ruas e avenidas até a Igreja Matriz de São José de Macapá.

Para garantir total segurança e atendimento de saúde durante todo o percurso, o Governo do Amapá disponibilizou mais de 250 agentes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) que estiveram presentes para a realização de qualquer procedimento. 

“Estivemos com o nosso efetivo todo preparado para o pronto emprego do atendimento aos fiéis em caso de necessidade como desmaios e outras situações devido ao calor excessivo durante a procissão“, pontuou o comandante da Equipe de Prevenção do Corpo de Bombeiros, Eduardo Fiel.

Equipe de prevenção do corpo de bombeiros, em prontidão para atendimento na procissãoEquipe de prevenção do corpo de bombeiros, em prontidão para atendimento na procissão

O enfermeiro do suporte avançado do Samu, Marcus Carvalho, explica que muitas situações adversas  ocorrem durante a procissão devido às pessoas não se alimentarem e também, não se hidratarem adequadamente.

“Nós estamos preparados para prestar o imediato atendimento e levar para uma unidade de saúde, caso haja a necessidade de um paciente mais grave”, ressaltou o enfermeiro.

O enfermeiro do suporte avançado do Samu, Marcus Carvalho no apoio aos fiéis O enfermeiro do suporte avançado do Samu, Marcus Carvalho no apoio aos fiéis

Ainda durante a missa campal, algumas pessoas precisaram ser atendidas pelas equipes médicas de prontidão nos pontos de atendimento reforçados pelo Governo do Estado.

Para ajudar a amenizar o calor, famílias se reúnem para distribuir água. A professora Edna Ribeiro conta que já é tradição da família, fazer a distribuição de água.

“A gente mantém esse trabalho social que iniciou com o meu pai, já falecido. Antes, era só a família, hoje, já vem os amigos e nos ajudam nessa missão tão gratificante, que é ajudar o próximo. Uns três meses antes, a gente já faz reunião para organizar as compras e doações, hoje, entregamos 17 mil copinhos e a emoção desse trabalho não tem dinheiro no mundo que pague”, ressaltou a professora.

Devotos também contribuíram com a distribuição de água para quem participou da procissãoDevotos também contribuíram com a distribuição de água para quem participou da procissão

Muitos fiéis fazem pedidos e promessas à padroeira da Amazônia e quando são atendidos, os devotos fazem o agradecimento durante o Círio.

Marlonia de Oliveira é pescadora do município de Amapá e veio acompanhada do esposo  para agradecer à Nossa Senhora, todas as coisas boas em sua vida.

“Eu vim do município de Amapá agradecer à Nossa Mãezinha, por todas as graças alcançadas, se hoje eu estou aqui, eu devo à ela, em todos os sentidos da minha vida e o que faz na minha família”, declarou emocionada a pescadora.

A pescadora Marlonia de Oliveira carrega a imagem de Nossa Senhora para agradecer as graças alcançadas A pescadora Marlonia de Oliveira carrega a imagem de Nossa Senhora para agradecer as graças alcançadas

Durante a procissão as ruas e avenidas recebem decoração e famílias se reúnem em frente às casas para receber as bênçãos da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O policial civil Francisco Loureiro, conta que a tradição de ornamentar a frente da casa para ver a procissão do Círio passar acontece desde que era criança.

“Desde que iniciou a tradição do Círio em Macapá, os meus pais sempre fizeram essa reunião familiar e a gente ajudava a arrumar a frente de casa para ver a passar a imagem de Nossa Senhora. Hoje, o meu pai já é falecido e a gente continua a tradição em memória dele e junto com a nossa mãe. Esse momento é muito especial para toda a nossa família”, declarou.

Círio 2024

O tema da romaria este ano foi “Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus aconteça!” e o lema "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!