Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO COM RESPONSABILIDADE

Pré-COP30: Governo do Estado realiza o 2º Workshop Sociobioeconomia no Amapá para impulsionar desenvolvimento sustentável

Evento reuniu especialistas para discutir oportunidades de crescimento econômico com foco no uso responsável dos recursos naturais.

Por Mikhael Santos
15/10/2024 16h07

Encontro é parte do desenvolvimento do Plano Estadual de Apoio à SociobioeconomiaEncontro é parte do desenvolvimento do Plano Estadual de Apoio à SociobioeconomiaO Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 15, o 2º Workshop de Sociobioeconomia, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), em Macapá. O evento é parte das iniciativas para implementar o Plano Estadual de Apoio à Sociobioeconomia, decretado pelo governador Clécio Luís em junho. O objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável entre agricultores familiares e comunidades tradicionais.

O workshop reuniu especialistas para discutir oportunidades de crescimento econômico sustentável, tanto nas zonas rurais quanto urbanas, com foco no uso responsável dos recursos naturais. Entre os temas abordados destacou-se a importância das cadeias produtivas locais, vistas como fundamentais para o fortalecimento da bioeconomia no estado.

“Este é um encontro de troca de informações que já foram produzidas, evidenciando as cadeias produtivas incríveis que temos, como a do açaí e a do setor florestal. Queremos fomentar negócios sustentáveis e éticos, com empresas que venham de fora e aquelas que estão se formando aqui no Amapá. O plano trará soluções diversas para o futuro e esperamos chegar na COP30 fazendo a diferença”, destacou o governador, Clécio Luís.

Governador Clécio Luís enfatizou que iniciativa busca fomentar negócios sustentáveis e éticosGovernador Clécio Luís enfatizou que iniciativa busca fomentar negócios sustentáveis e éticos

A previsão é de que todo planejamento seja concluído até novembro de 2025, para ser apresentado na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém, no Pará. O documento está sendo desenvolvido por dez órgãos e secretarias do Governo do Estado, com apoio da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e do Centro Internacional de Agricultura Tropical. 

Secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa MendonçaSecretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça“Com uma série de entrevistas, conseguimos dar um diagnóstico preliminar das cadeias produtivas e identificar seus principais potenciais. Estamos ouvindo diretamente quem está na base da produção e entendendo as dinâmicas e desafios de cada região. Essa escuta ativa é um passo importante para garantir que a política que estamos elaborando seja não apenas efetiva, mas também inclusiva e representativa das vozes da sociedade civil, das associações e das cooperativas”, explicou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.

Previsão é que todo planejamento seja concluído até novembro de 2025, para ser apresentado na COP30, em Belém, no ParáPrevisão é que todo planejamento seja concluído até novembro de 2025, para ser apresentado na COP30, em Belém, no ParáA diretora de projetos da Força Tarefa dos Governadores, que fornece a base para a cooperação em assuntos relacionados à política climática, Colleen Scanlan Lyons, pontuou que o evento representa mais um passo em uma jornada para o desenvolvimento sustentável do estado, com o pensamento na COP30.

Colleen Scanlan LyonsColleen Scanlan Lyons“Aqui no Amapá há muito compromisso político com o desenvolvimento econômico e social. Fiquei impressionada com a comitiva de secretários e empresários do Amapá na COP28. O desenvolvimento começa com as pessoas. O planejamento é fundamental para isso, compreendendo as diferentes realidades, as boas e as desafiadoras”, reforçou Colleen.

Segundo o coordenador técnico do projeto de Extensão do Sociobioeconomia no Amapá, Elimar Pinheiro, a importância das discussões acerca do tema no estado irá impulsionar a economia local, urbana e interiorana.

“Queremos que o Amapá mostre para o mundo nossas soluções inovadoras na área da bioeconomia. Temos uma responsabilidade ambiental global e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de gerar negócios sustentáveis que respeitem o meio ambiente e promovam o bem-estar das nossas populações. Estamos construindo um caminho que alia tradição e modernidade, valorizando as pessoas e os recursos naturais. Esse é o futuro que queremos ver, e acredito que estamos no caminho certo”, ressaltou o pesquisador.

Coordenador técnico do projeto de Extensão do Sociobioeconomia no Amapá, Elimar PinheiroCoordenador técnico do projeto de Extensão do Sociobioeconomia no Amapá, Elimar Pinheiro

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!