Governo do Amapá capacita servidores da UPA Zona Norte sobre atendimentos em saúde mental
Equipe recebeu palestra de especialistas na área sobre a atuação em casos específicos de atenção psicossocial.
Capacitação promoveu o entendimento aos profissionais da UPA sobre a contenção física e química e mecânicaO Governo do Amapá promoveu uma capacitação voltada para profissionais da saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A ação é uma forma de nortear o acolhimento de pacientes.
As intercorrências trabalhadas durante o treinamento são para garantir o tratamento dos pacientes em sofrimento psíquico, com contenção física, química e mecânica, como explica o enfermeiro e responsável pela palestra, Cássio Monteiro.
Cassio Monteiro, enfermeiro e responsável pela capacitação "Tudo que estamos tratando aqui é baseado em uma linha de cuidados que consta dentro das diretrizes de enfermagem. Mas tudo pensando no bem-estar do paciente e na humanização do atendimento, não sendo uma medida punitiva, mas sim um tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde", pontua o enfermeiro.
O treinamento também mostrou as formas de referenciamento desses pacientes para as unidades de atendimento, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Hospital de Emergências (HE) ou internação no ambulatório psiquiátrico do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), que atenderá melhor o caso específico de cada usuário.
Maryellen Moura, diretora da UPA"É um momento de extrema relevância para os profissionais que atuam aqui na unidade. As vezes nos deparamos com alguns pacientes que estão, de fato, precisando de ajuda psicológica e agora, sabendo como proceder, será mais um atendimento bem sucedido, com benefícios diretos ao paciente e a família", relata a diretora da UPA, Maryellen Moura.
A assistente social da unidade, Vaneth Druscilla, afirma que a capacitação é uma oportunidade de ofertar um atendimento digno e humanizado para os pacientes que dão entrada na UPA necessitando de cuidados com a saúde mental.
Vaneth Druscilla, assistente social"Em alguns casos precisamos conter os pacientes, mas muitas vezes conseguimos reverter a situação com toda a equipe multiprofissional que temos na unidade. Importante também que saibamos referenciar esses pacientes para unidades que darão todo o suporte especializado que eles precisarem após esse primeiro acolhimento", enfatiza a profissional.
Capacitação reuniu profissionais de diversas especialidades
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!