Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Com apoio do Governo do Amapá, 1º Luau da Samaúma de 2024 reúne artistas, economia criativa e diversidade gastronômica

Programação, realizada pelo Ministério Público do Amapá também com colaboração do Sebrae, possui em 2024 o tema “É Sobre ser Diferente. É Sobre ser Você”.

Por Bianck Bastos
19/10/2024 16h36

Pessoas se divertem sob a árvore Samaúma dançando carimbó e marabaixo Com apoio do Governo do Amapá, a temporada 2024 do Luau da Samaúma iniciou na sexta-feira, 18, no entorno da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro Araxá, com shows locais, exposições artísticas, literatura tucuju, empreendedorismo, diversidade cultural e gastronomia. 

A programação, que receberá sua segunda edição do ano dia 29 de novembro, é realizada pelo Ministério Público do Amapá, e também conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP). Neste ano, o evento possui como tema “É Sobre ser Diferente". É Sobre Ser Você”, e o objetivo de promover a ocupação e cuidados com o espaço público, além de aproximar a população.

“Isso não é mais um evento, mas sim um movimento diverso que inclui cultura, gastronomia, religião e o empreendedorismo. O Luau da Samaúma foi pensado com carinho pelo Ministério Público, e foi totalmente apoiado pelo Governo do Estado e o Sebrae, que acreditam em políticas públicas para o bem-estar da população", destacou o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá, Paulo Celso Ramos.

Procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá, Paulo Celso Ramos

Durante o evento, a banda do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá, shows infantis e danças de marabaixo animaram a noite abaixo da Samaúma, espécie conhecida como a Árvore Rainha da Amazônia. A programação cultural também trouxe visitantes da França, como o casal Edieeme e Emmanuel Rochard, de 42 e 59 anos, respectivamente.

“Moro na França há 20 anos, mas sou daqui de Macapá. Depois de tanto tempo sem vir, percebi o quanto o estado se desenvolveu. Dessa vez, resolvi trazer meu marido para conhecer as belezas daqui e prestigiar esse lindo evento”, ressaltou Edieeme.

Casal Edieeme e Emmanuel Rochard, de 42 e 59 anos, respectivamente

Com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a programação cultural favorece o fomento da economia criativa, por meio de stands de drinques regionais, docerias, vendas de acessórios indígenas e africanos, exposições, oficinas gastronômicas e vendas de ambulantes.

“Essa é uma oportunidade para nós empreendedores, que precisamos dessa renda extra. Esses momentos beneficiam muito a classe do artesão e fomentam o empreendimento aqui, no nosso estado. Estou muito satisfeita e feliz por estar participando desse evento”, pontua a artesã Cláudia Viana, de 42 anos, que participa pela primeira vez do Luau da Samaúma.

Artesã Cláudia Viana, de 42 anos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!