Governo do Amapá reúne literatura e música na Folia Literária Internacional 2024
Evento gratuito promove, de 7 a 10 de novembro, cultura, criatividade e expressões artísticas de profissionais do Amapá, de outros estados e países.
Evento será realizado de 7 a 10 de novembro no Parque do Forte, em MacapáPara incentivar e fortalecer a história da atividade cultural da literatura, música e artesanato, o Governo do Estado promove, de 7 a 10 de novembro, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado no Parque do Forte, em Macapá, permite a difusão das obras de escritores e músicos locais, de outros estados e países.
A programação será aberta com o show do cantor recifense Lenine e contará com rodas de marabaixo, apresentações de músicos locais e regionais e intervenções artísticas espontâneas. A edição deste ano também homenageará a escritora, professora aposentada e poetisa Maria Helena Amoras, e o escritor, músico, compositor, presidente da Academia Amapaense de Letras e membro do Conselho Editorial do Senado Federal, Fernando Canto.
Programação busca incentivar e fortalecer a história da atividade cultural da literatura, música e artesanato Coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores. Durante quatro dias, haverá lançamento de livros inéditos e reedições, sessões de autógrafos, rodas de conversa, mesas temáticas, performances poéticas, feira de livros, música, cortejo cultural, além de palestras e oficinas.
“A Folia Literária resgata um projeto que a atual gestão retomou no ano passado, após 10 anos. Além de valorizar a literatura, a música e a história, o evento promove a cultura do estado. Vamos homenagear grandes nomes da literatura e poesia local, nacional e internacional”, destacou a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli.
Evento contará com homenagens e participação de autores nacionais e internacionaisEntre os convidados da Folia Literária 2024, estão nomes como a escritora Rosa Acevedo Marin, doutora em História e Civilização pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, de Paris e da escritora, roteirista, e produtora de conteúdo, Rita de Podestá, autora de Zaranza, finalista dos prêmios Jabuti (2022) e Candango (2022) na categoria contos e coautora do livro Minas de Tantos Geraes.
Haverá, ainda, a participação do “fenômeno” editorial, Itamar Vieira Junior, escritor baiano, vencedor do Prêmio Jabuti de 2020, com o melhor romance literário Torto Arado. O público terá, também, a oportunidade de conhecer o trabalho de escritoras indígenas e amapaenses, como Lucia Tucuju, Bruna Karipuna e Cláudia Flor D’ Maria, ganhadoras do Prêmio Jabuti com o livro Álbum Biográfico Guerreiras da Ancestralidade, na categoria fomento à leitura.
Durante quatro dias, haverá rodas de conversa, mesas temáticas, performances poéticas, além de palestras e oficinas
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!