Governo do Amapá e instituições debatem políticas públicas para melhorias de micro e pequenas empresas
Fórum Estadual é responsável por fortalecer o setor e formular ações para desenvolvimento econômico do estado.
Foram tratados temas como fundos estaduais de incentivo e linhas de créditoRepresentantes do Governo do Estado, da iniciativa privada e entidades de classe se reuniram para debater a formulação de políticas públicas para fortalecer o desenvolvimento de microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas no estado. A ação aconteceu no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).
As propostas irão compor a carta aberta que será entregue ao governador do Amapá, Clécio Luís. O Fórum Estadual é responsável por promover, articular e integrar a gestão a entidades de apoio e representantes, visando assegurar políticas públicas para o desenvolvimento e fortalecimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Dentre os temas debatidos, os conselheiros trataram sobre simplificação e acesso ao crédito, criação de fundos estaduais de incentivo, linhas de créditos para fomentar a exportação e políticas de apoio à inovação e tecnologia, além de capacitação em gestão empresarial.
Na oportunidade, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edvan Barros, apresentou o projeto arquitetônico de implantação do primeiro Hub de Inovação do estado, em fase de construção, e convidou o Fórum a fazer parte do projeto.
“O Hub terá o papel de conectar pesquisadores, empresas, mercado, e trabalhar também com soluções inovadoras para startups e aceleração de startups. Durante o Fórum Estadual, propusemos que o colegiado possa ocupar um espaço dentro do Hub para coordenar, planejar e compartilhar ações inovadoras, aumentando sua competitividade no mercado local, regional e nacional”, destacou Barros.
Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edvan Barros, apresentou o projeto do 1º Hub de Inovação
O diretor de apoio às Micro e Pequenas Empresas da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes, destacou que é fundamental apoiar o segmento para simplificar a desburocratizar processos administrativos.
"Medidas como registro e legalização, licenciamento ambiental e fomento às linhas de crédito garantem o fortalecimento do setor, e o Fórum Estadual possui esse objetivo, de transformar as discussões em propostas e ações práticas", afirmou Abrantes.
Representando a Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia), o diretor de Integração das Associações, Juarez Oliveira, também participou do momento e frisou a importância do Fórum.
“A partir do diálogo do Governo do Amapá, da iniciativa privada e entidades de classe, é possível ocorrer melhorias no setor das micro e pequenas empresas, que anualmente geram grande parte da geração de emprego. Com o poder público, podemos ir mais longe e elaborar políticas eficientes", comentou Oliveira.
Fórum assegura políticas públicas para fortalecimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
Fórum Estadual
O Fórum Estadual Permanente é um colegiado presidido pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá e composto por 15 entidades classistas empresariais da iniciativa privada e órgãos do Governo do Estado, que realiza reuniões plenárias semestrais para apresentar as políticas públicas desenvolvidas e os resultados alcançados no decorrer do semestre, além da proposta de trabalho para o semestre subsequente.
Estruturado em cinco Comitês Temáticos, ele é responsável por articular, desenvolver estudos, elaborar propostas e encaminhar temas específicos para a formulação de ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!