Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

Governo do Estado realiza dia de inclusão e cidadania para usuários do Centro de Atenção Psicossocial, em Macapá

Atividade faz parte do projeto "Extramuro", que objetiva a descentralização dos serviços de saúde mental, assim como a ressocialização e reabilitação.

Por Paolla Gualberto
24/10/2024 10h29

Momento faz parte do projeto ″Extramuro″ e proporciona atividades de lazer e valorização à vidaO Governo do Amapá realizou na quarta-feira, 23, mais uma atividade do projeto "Extramuro", que viabiliza a inclusão social de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool ou Outras Drogas (Caps AD). Durante a programação, os assistidos puderam participar de uma sessão de cinema no bairro Central da capital, como parte do processo de ressocialização e reabilitação.

A atividade foi realizada pela Secretaria Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o deputado estadual Rodolfo Vale e Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), por meio do programa 'Pop Rua Jud'. A ação promove a interação social entre os usuários, familiares e servidores do Caps, como forma de descentralizar os serviços de saúde mental.

Programação aconteceu no bairro Central de Macapá

A gerente de núcleo do Caps AD, Gleice Costa, afirmou que as ações fortalecem o trabalho que já é executado dentro da unidade, integrando o processo terapêutico dos pacientes.

"Valorizamos todos os métodos de terapia que podemos executar com os usuários, é fundamental que eles vivenciem momentos em ambientes que há muito tempo, eles não frequentavam por conta dos problemas. Proporcionar isso é fortalecer todo o trabalho que diariamente executamos no Caps", enfatizou Gleice.

Gerente de núcleo do Caps AD, Gleice Costa

O Caps conta com uma equipe multiprofissional, com médicos, psiquiatras, enfermeiros, terapeutas educacionais e assistentes sociais, ofertando serviços individualizados, conforme a necessidade e caso clínico de cada usuário.

De acordo com o juiz representante do Tjap, Marconi Pimenta, é muito importante que os órgãos atuem de forma ativa e direta para o reestabelecimento da cidadania e integração social de todos os pacientes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial.

"O Tribunal de Justiça entra como um parceiro facilitador, articulando todas essas políticas com as instituições, para conseguirmos garantir serviços de qualidade e prestar uma assistência efetiva para essas pessoas. O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa, que reafirma os direitos constitucionais, com lazer, saúde e humanização dos serviços", pontuou o juiz.

Juiz representante do Tribunal de Justiça do Amapá, Marconi Pimenta

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!