Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO AOS PETS

‘Vai aumentar a conscientização sobre o tema’, diz tutora sobre cartilha contra maus-tratos de animais lançada pelo Governo do Amapá

A dona de casa, Alessandra da Gama, de 50 anos, já resgatou cinco cachorros e dois gatos e destacou a importância do livreto para a conscientização de alunos de escolas da rede estadual.

Por Ana Anspach
24/10/2024 15h15

Alessandra Ferreira da Gama, de 50 anos, é tutora de cinco cachorros e dois gatosPara enfatizar a relevância da educação infanto-juvenil para o desenvolvimento de uma comunidade mais preparada e amável em relação aos pets, o Governo do Amapá lançou na quarta-feira, 23, a cartilha “Escola Amiga dos Animais – Guarda Responsável”. O livreto incentiva a educação sobre o bem-estar animal e a precaução de maus-tratos nas instituições públicas de ensino dos 16 municípios.

A iniciativa apoiada pela comunidade escolar também agradou a dona de casa, Alessandra Ferreira da Gama, de 50 anos, que é tutora de cinco cachorros e dois gatos. Habituada a participar de adoções responsáveis ao acolher animais de estimação de forma consciente e comprometida, ela acredita que o compilado reforça a importância de se criar vínculo afetivo e cuidar de forma integral dos pets.

“Tenho muito amor pelos animais e sempre que possível, tento salvar a vida de um, mas não tenho mais espaço em casa para abrigar novos. Eles são tratados com todo o conforto possível, dormem dentro de casa com ventilador. O abandono de pets é uma questão séria que causa sofrimento e problemas para a sociedade. Com a distribuição das cartilhas nas escolas, vai aumentar a conscientização sobre o tema”, celebrou Alessandra.

Alessandra da Gama tirou Vitório das ruas há cerca de três meses e celebrou o lançamento da cartilhaO amor pelos animais motivou a dona de casa para aprender a costurar roupas manualmente. Depois que resgatou o cachorro Vitório há cerca de três meses, com estado de saúde crítico, ela começou a produzir roupinhas e bonés para pets. 

“Quando Vitório entrou na minha vida, para dar conforto aos animais, aprendi a fazer acessórios artesanais. As primeiras peças foram usadas para que eu o levasse para as consultas, a fim de que ele não pegasse sol e cobrisse o corpo, que estava muito debilitado e sem pelos devido aos maus-tratos”, frisou Alessandra.

Com linguagem didática e acessível, a cartilha elaborada pela Secretaria do Bem-Estar Animal, com apoio das Secretarias de Educação (Seed) e Comunicação (Secom), será distribuída para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O material irá ajudar as pessoas a entender melhor como cuidar dos animais de estimação com carinho e respeito, entender o que precisam e como eles podem se sentir mais felizes e seguros.

Livreto contém informações sobre alimentação, vacinas, hábitos de higiene, além de atividades que os animais precisam praticar

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!