Governo do Estado lança consulta pública para reformular a Política Estadual de Turismo e desenvolver o setor no Amapá
Pesquisa on-line está disponível até 30 de novembro e é a primeira etapa do projeto de regulamentação.
Monumento Marco Zero, um dos principais pontos turísticos do estadoO Governo do Amapá abriu uma consulta pública virtual para reformular e atualizar a Política Estadual do Turismo. Com o tema "Desenvolvendo o Turismo no Amapá - Uma visão para o Futuro", a pesquisa recebe informações enviadas por instituições e a sociedade civil até 30 de novembro, para auxiliar na reestrutura e regulamentação do setor.
A iniciativa pretende reunir opiniões e sugestões de vários segmentos da sociedade civil, incluindo turistas, empresários, trabalhadores do setor, comunidades locais, organizações governamentais e não governamentais para que o Governo do Estado entenda como as pessoas desejam que o turismo se desenvolva no estado.
Museu Sacaca, localizado na área urbana de MacapáA pesquisa é a primeira etapa de um trabalho que vai captar e consolidar informações para atualizar o Plano Estadual do Turismo, o Planejamento Anual da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o Plano Estratégico e de Marketing, reformular o regimento interno, reestruturar administrativamente, além de fornecer informações para elaborar as leis que vão regulamentar o setor do turismo durante os próximos anos.
“A escuta pública é fundamental para criar um plano estadual eficaz e sustentável e fortalecer parcerias com agentes públicos e privados. Vamos cruzar as respostas coletadas com os objetivos estabelecidos, o que resultará em um plano de ação para os próximos quatro anos”, destacou o diretor do Departamento de Planejamento do Turismo da Setur, Gabriel Flores.
O levantamento vai identificar quais são as necessidades e expectativas da população para criar uma estratégia alinhada com o Plano Nacional do Turismo 2024/2027 e com o Plano de Governo da gestão. No primeiro momento, o formulário online vai dar oportunidade para que todos possam se manifestar, dessa forma serão apontadas o que precisa ser feito referente à infraestrutura turística, ao marketing eficaz e capacitação de profissionais.
Trapiche Santa Inês, localizado na orla de Macapá“O intuito é o desenvolvimento sustentável do turismo, beneficiando a comunidade e o meio ambiente. Esperamos modernizar e atualizar a legislação do setor e as políticas públicas, desenvolvendo um plano estadual alinhado com as necessidades e expectativas da população, além de um plano de marketing eficaz para promover o estado como destino turístico”, finalizou o diretor.
Com a conclusão da consulta pública, serão estabelecidos grupos de trabalho e realizados workshops e seminários para capacitar profissionais e aprimorar as informações recolhidas. A participação ativa da comunidade e do setor turístico é essencial para o sucesso da escuta.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!