Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA E CIDADANIA

Governo do Amapá entrega uniformes para alunos do projeto social ‘Música para Todos’ na Escola Estadual Josefa Jucileide, em Macapá

Projeto ativo há 6 meses oferece aulas de violão, guitarra e teclado, além de ensinar a realizar a manutenção dos instrumentos.

Por Marcelle Corrêa
26/10/2024 09h00

Projeto da Segurança Pública do Amapá incentiva a prática musical por crianças e adolescentesProjeto da Segurança Pública do Amapá incentiva a prática musical por crianças e adolescentesO Governo do Amapá entregou, na sexta-feira, 25, os uniformes do projeto "Música para Todos: uma forma de tocar a vida" para alunos que participam das aulas de iniciação e produção musical na Escola Estadual Josefa Jucileide Amoras Colares, no bairro Nova Esperança, na Zona Sul de Macapá.

O projeto, que começou em abril deste ano, atende 21 crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, com aulas de violão, guitarra e teclado, além de ensinar a realizar a manutenção dos instrumentos. A iniciativa social rege as políticas públicas do Governo do Amapá, que prioriza a prevenção da criminalidade por meio de projetos sociais.

O "Música para Todos" integra o programa “Segurança nas Escolas”, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A iniciativa busca promover um ambiente escolar seguro e saudável para alunos, professores e demais servidores das unidades educacionais do Amapá.

Secretário adjunto de Segurança Pública, Marko ScalisoSecretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso"O Governo do Estado tem investido muito nos projetos sociais. Entendemos que, com o ‘Música para Todos’, também estamos combatendo o crime, porque iniciativas como esta, evitam que esses jovens acabem sendo cooptados e influenciados pela criminalidade. É ensinado também a cidadania, mostrando para eles que podem ser grandes profissionais em qualquer área para a boa construção da sociedade", frisou o secretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso.

Um dos destaques no grupo de jovens e futuros músicos é o Vinícius Caldas, estudante do 2º ano do ensino médio. Vinícius é diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista e contou, orgulhoso, que sempre gostou de música e tem facilidade para aprender.

"Estou aprendendo contra baixo, bateria e teclado. Tocava na igreja, só que fechou e agora estou tocando teclado aqui. É tudo muito legal, só de passar música eu já aprendo a tocar. Me imagino tocando uma música e alguém cantando", pontuou o rapaz, dedilhando as notas no teclado.

Vinícius Caldas e a mãe Aldamira SilvaVinícius Caldas e a mãe Aldamira Silva

Ao lado do Vinícius, atenta e com o brilho nos olhos estava a mãe dele, Aldamira Silva, empolgada e feliz pelo trabalho que, além de social é inclusivo.

"As aulas de música vieram no momento certo e incluíram ele. Meu filho teve uma mudança muito grande, era uma pessoa dispersa e hoje ele é mais forte, tem autoestima. Tenho muito orgulho do meu filho, pois além do autismo ele foi diagnosticado com um problema neurológico e foi dito que ele não ia se desenvolver e hoje está aqui nesse momento. É muito gratificante para mim, como mãe", comemorou, emocionada, Aldamira.

Alunos recebem aulas de teclado, guitarra e violão, além de aprenderem a realizar a manutenção dos instrumentos Alunos recebem aulas de teclado, guitarra e violão, além de aprenderem a realizar a manutenção dos instrumentos O coordenador do projeto, delegado Dante Ferreira, que é filho e neto de professoras de piano e cresceu ouvindo e aprendendo a tocar música clássica, destacou que há muito tempo pensava em desenvolver um projeto musical para atender a população. Emocionado em ver a dedicação dos seus alunos, ele descreveu a confiança que tem nos pupilos.

"Vejo o progresso deles. Eles têm a oportunidade de ter um instrumento para aprender e eu digo: aproveitem. Eu boto muita fé neles, vejo em cada um o potencial enorme para serem mega 'star'. Entro com 20%, os outros 80% é com eles. É um prazer poder fazer parte de tudo isso, tendo eles como alunos", finalizou Ferreira.

Delegado Dante, coordenador do projetoDelegado Dante, coordenador do projeto

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!