Governo do Amapá entrega uniformes para alunos do projeto social ‘Música para Todos’ na Escola Estadual Josefa Jucileide, em Macapá
Projeto ativo há 6 meses oferece aulas de violão, guitarra e teclado, além de ensinar a realizar a manutenção dos instrumentos.
Projeto da Segurança Pública do Amapá incentiva a prática musical por crianças e adolescentesO Governo do Amapá entregou, na sexta-feira, 25, os uniformes do projeto "Música para Todos: uma forma de tocar a vida" para alunos que participam das aulas de iniciação e produção musical na Escola Estadual Josefa Jucileide Amoras Colares, no bairro Nova Esperança, na Zona Sul de Macapá.
O projeto, que começou em abril deste ano, atende 21 crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, com aulas de violão, guitarra e teclado, além de ensinar a realizar a manutenção dos instrumentos. A iniciativa social rege as políticas públicas do Governo do Amapá, que prioriza a prevenção da criminalidade por meio de projetos sociais.
O "Música para Todos" integra o programa “Segurança nas Escolas”, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A iniciativa busca promover um ambiente escolar seguro e saudável para alunos, professores e demais servidores das unidades educacionais do Amapá.
Secretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso"O Governo do Estado tem investido muito nos projetos sociais. Entendemos que, com o ‘Música para Todos’, também estamos combatendo o crime, porque iniciativas como esta, evitam que esses jovens acabem sendo cooptados e influenciados pela criminalidade. É ensinado também a cidadania, mostrando para eles que podem ser grandes profissionais em qualquer área para a boa construção da sociedade", frisou o secretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso.
Um dos destaques no grupo de jovens e futuros músicos é o Vinícius Caldas, estudante do 2º ano do ensino médio. Vinícius é diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista e contou, orgulhoso, que sempre gostou de música e tem facilidade para aprender.
"Estou aprendendo contra baixo, bateria e teclado. Tocava na igreja, só que fechou e agora estou tocando teclado aqui. É tudo muito legal, só de passar música eu já aprendo a tocar. Me imagino tocando uma música e alguém cantando", pontuou o rapaz, dedilhando as notas no teclado.
Vinícius Caldas e a mãe Aldamira Silva
Ao lado do Vinícius, atenta e com o brilho nos olhos estava a mãe dele, Aldamira Silva, empolgada e feliz pelo trabalho que, além de social é inclusivo.
"As aulas de música vieram no momento certo e incluíram ele. Meu filho teve uma mudança muito grande, era uma pessoa dispersa e hoje ele é mais forte, tem autoestima. Tenho muito orgulho do meu filho, pois além do autismo ele foi diagnosticado com um problema neurológico e foi dito que ele não ia se desenvolver e hoje está aqui nesse momento. É muito gratificante para mim, como mãe", comemorou, emocionada, Aldamira.
Alunos recebem aulas de teclado, guitarra e violão, além de aprenderem a realizar a manutenção dos instrumentos O coordenador do projeto, delegado Dante Ferreira, que é filho e neto de professoras de piano e cresceu ouvindo e aprendendo a tocar música clássica, destacou que há muito tempo pensava em desenvolver um projeto musical para atender a população. Emocionado em ver a dedicação dos seus alunos, ele descreveu a confiança que tem nos pupilos.
"Vejo o progresso deles. Eles têm a oportunidade de ter um instrumento para aprender e eu digo: aproveitem. Eu boto muita fé neles, vejo em cada um o potencial enorme para serem mega 'star'. Entro com 20%, os outros 80% é com eles. É um prazer poder fazer parte de tudo isso, tendo eles como alunos", finalizou Ferreira.
Delegado Dante, coordenador do projeto
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