Governo do Estado forma primeira turma de brigadistas do Amapá para combater queimadas e incêndios florestais
Municípios já recebem nesta quarta-feira, 30, primeiros reforços para trabalho de campo junto ao Corpo de Bombeiros Militar.
Equipes farão trabalho de monitoramento de áreas e ações de combate em áreas de incêndiosO Governo do Estado formou na terça-feira, 29, a primeira turma de brigadistas florestais do Amapá. Os 26 profissionais irão atuar junto as equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá na linha de frente ostensiva no combate às queimadas e incêndios florestais. A iniciativa integra o plano de ações preventivas elaborado pela atual gestão para o enfrentamento à forte estiagem que ocorre nos meses de outubro e novembro.
Os trabalhos de campo iniciam nesta quarta-feira, 30. Durante 15 dias, 13 profissionais combatentes irão atuar em Bases do Corpo de Bombeiros instaladas em Amapá, Calçoene e Tartarugalzinho, contemplando a Reserva Biológica Lago do Piratuba, que abrange os municípios na área costeira.
Os municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Lago do Piratuba irão receber as primeiras equipes
Dentre os brigadistas que reforçam a força-tarefa de combate às queimadas, sete são mulheres. A jovem Brenda Melo, de 21 anos, afirmou que, por se identificar com a área, decidiu seguir a profissão.
“É gratificante fazer parte desse trabalho tão importante para as nossas florestas e proteção dos ecossistemas, pois precisamos deles para viver. Já tivemos uma experiência crítica ano passado e, hoje, a gente está aqui para somar e dar o nosso melhor para proteger a nosso meio ambiente. Além disso, sinto muito orgulho de estar aqui nesta linha de frente representando nós, mulheres”, declarou Brenda.
Brigadista Brenda Melo, de 21 anos, é uma das sete mulheres que integram o pelotão de 26 agentes
Na última sexta-feira, 25, o Governo do Estado a decretou situação de emergência no Amapá. O documento, assinado pelo governador Clécio Luís, prevê ação integrada dos órgãos estaduais, com ajuda humanitária e apoio a famílias afetadas, sobretudo, nas comunidades ribeirinhas.
“Estamos executando mais uma medida preventiva e de combate a estiagem. Em julho deste ano, o governador Clécio Luís, lançou um decreto com diretrizes de enfrentamento às queimadas e incêndios florestais. Na ocasião, também foi anunciado o processo seletivo para contratação desses brigadistas, que agora entram em campo, e para a formação deles fizemos uma parceria com o Corpo de Bombeiros, sendo o responsável pela capacitação”, detalhou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.
Secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça
Os brigadistas fazem parte do primeiro processo seletivo promovido pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), para a contratação temporária de voluntários com duração de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período.
Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Veríssimo, os brigadistas vão atuar sob as orientações das equipes de base e farão o trabalho de monitoramento e ações de combate nas áreas onde houver incêndios.
“Em ação no campo, os brigadistas florestais atuam em ação conjunta e coordenada pelas nossas equipes de bombeiros das bases. O reforço amplia a nossa capacidade operacional durante as operações, combatendo mais rápido os focos de incêndios e evitando que as chamas se alastrem”, pontuou o coronel Veríssimo.
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!