Governo do Amapá defende parcerias e desenvolvimento de políticas ambientais durante a COP-16, na Colômbia
Ações de apoio estratégicas com agências de fomento e bancos potencializam capacidades de negócios sustentáveis. Evento segue até esta sexta-feira, 1º de novembro.
Amapá defende parcerias que potencializam o desenvolvimento sustentávelReforçando o compromisso com o equilíbrio ecológico e a biodiversidade no cenário internacional, o Governo do Amapá participa da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), a COP-16, que ocorre em Cali, na Colômbia. O encontro, uma das principais plataformas globais, reúne mais de 190 países para traçar ações estratégicas de preservação e uso sustentável dos recursos naturais e os desafios das mudanças climáticas.
A COP-16, que segue até esta sexta-feira, 1º de novembro, é considerada o evento mais importante do mundo para a conservação da biodiversidade, sendo realizada a cada dois anos para negociar compromissos com a proteção do meio ambiente.
Durante o evento, o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Cássio Lemos, participou de discussões técnicas e apresentou painéis, onde destacou a importância das parcerias estratégicas e da mobilização de recursos para o desenvolvimento de políticas ambientais no Estado do Amapá.
“Por meio de alianças com ONGs, agências de fomento, bancos e centros de pesquisa, o estado potencializa suas capacidades, implementando tecnologias de monitoramento ambiental e promovendo negócios sustentáveis, como o da bioeconomia”, enfatizou Lemos.
Secretário adjunto da Sema, Cássio Lemos, apresenta práticas sustentáveis do Amapá na COP-16
Além disso, foi apresentado a necessidade de captar recursos de fundos nacionais e internacionais, como o Fundo Amazônia e instituições como Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para apoiar iniciativas de conservação e dar concretude as políticas de desenvolvimento com sustentabilidade.
Atualmente, o Amapá possui parcerias com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que apoia financeiramente a reestruturação das concessões florestais do estado; Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que apoia o programa Monitora nas Reservas de Desenvolvimento Sustentáveis; o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), que apoia o primeiro projeto piloto de Manejo Florestal Comunitário do Amapá, e a Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) que apoia o Plano Estadual de Sociobioeconomia.
COP-16
O Amapá, ao longo dos dias, apresentou durante a COP-16 painéis e, dentre as colaborações, levou uma série de iniciativas para a construção de intercâmbios, parcerias e novos entendimentos, com o intuito de fortalecer práticas ambientais de desenvolvimento sustentável.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!