Governo do Amapá realiza formação de professores do programa Criança Alfabetizada para fortalecer aprendizado de estudantes
Ação segue até esta sexta-feira, 1º de novembro, no Colégio Amapaense, em Macapá.
Programa atende escolas estaduais e municipais dos 16 municípiosPara melhorar os índices educacionais do Estado, o Governo do Amapá promoveu na quinta-feira, 31, no Colégio Amapaense, em Macapá, uma formação de professores do programa Criança Alfabetizada. A estratégia busca capacitar os servidores da educação para potencializar e fortalecer o aprendizado dos alunos do 1º e 2º de ensino fundamental, com atividades práticas inovadoras dentro das salas de aula.
A ação, que encerra nesta sexta-feira, 1º de novembro, atende às instituições estaduais de todos os municípios e, por meio de um regime de cooperação, também auxilia a rede municipal. O encontro reuniu professores da capital e Santana, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.
“Esse é um programa que visa alfabetizar as crianças no tempo certo, na idade de até oito anos, e trabalhamos com eixos de formação continuada, de materiais didáticos e avaliação", explicou uma das formadoras do 2º ano do ‘Criança Alfabetizada’, professora Lidiane Gomes, de 44 anos.
Professora Lidiane Gomes, de 44 anos, é uma das formadoras do programa
Durante a atividade, são distribuídos aos alunos um material didático do programa, que ajuda na melhor compreensão, além de dinâmicas que desenvolvem as habilidades por meio de música, contação de histórias e atividades lúdicas.
A pedagoga Cláudia Barbosa, de 57 anos, veio do município de Santana e participa desde a primeira formação. Há 36 anos ela colabora para a educação, e destacou sobre como o projeto é fundamental para estimular as crianças diante de métodos atrativos.
“Eu sempre estou em busca de aprender coisas novas, acredito que a gente tem que dinamizar o ensino e que a escola seja um espaço dinâmico para os alunos. Essa formação é muito importante para nós, porque a cada dia precisamos reforçar a vontade do estudante de querer aprender”, pontuou Cláudia.
Pedagoga Cláudia Barbosa, de 57 anos
Avaliações de nível de aprendizado
Em 2024, este é o quarto ciclo formativo para os professores, e contempla escolas urbanas, rurais e quilombolas. Periodicamente, alunos do 2º e 5º ano fazem o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap), uma prova com questões de múltipla escolha. Diante dessa medição do nível de aprendizado, as informações são coletadas, e, a partir disso, os índices educacionais do Estado são avaliados.
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