Governo do Amapá leva conhecimentos sobre astronomia para mais de 1,2 mil pessoas em Oiapoque
Ação integra a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Mais de mil pessoas participam de ação sobre astronomia do Governo do Estado, em Oiapoque No período de 30 de outubro a 1º de novembro, o Governo do Amapá promoveu sessões do projeto “Astronomia no Meio do Mundo” em escolas da rede estadual de ensino, no município de Oiapoque, extremo Norte do estado, e atendeu mais de 1,2 mil pessoas com apresentações realistas sobre o universo, sistema solar, planeta Terra e outros assuntos.
O objetivo de promover a popularização de conhecimentos científicos e levar a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para os municípios do estado. A programação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).
Paulo França, coordenador do Núcleo de Ações Estratégicas da Setec“Nestes três dias, a gente passou pelas escolas Joaquim Nabuco, Duque de Caxias e Joaquim Caetano da Silva, mostrando aos alunos, através de um equipamento altamente tecnológico, como a astronomia é fascinante e surpreendente. Mas o maior motivo de comemoração é o interesse dos estudantes pela ciência, que cresce a cada dia”, destacou Paulo França, coordenador do Núcleo de Ações Estratégicas da Setec.
Para a estudante Sara Thayná Cardoso, de 14 anos, participar das sessões do projeto abriram as portas para um mundo totalmente desconhecido para ela.
Estudante Sara Thayná Cardoso, de 14 anos“Hoje, foi a primeira oportunidade que tive para aprender e conhecer mais sobre os mistérios da vida existente fora do nosso planeta. Não imaginava o quanto vasto é o universo e o quanto ainda pode ser explorado. Fiquei encantada”, disse a adolescente.
Com anos de experiência em gestão escolar, o diretor Wanderly Cardoso Rodrigues, de 43 anos, da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, aprovou a iniciativa do Governo do Estado e espera que o projeto seja levado para mais unidades de ensino do Amapá.
Wanderly Cardoso Rodrigues, diretor da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva“Ações como essa provocam um aumento do interesse dos alunos pela ciência, que passam a buscar mais conhecimento depois de experiências essa trazida para o município de Oiapoque. Sem dúvida, esse projeto precisa percorrer por todo o estado, pois está impulsionando significativamente a difusão de conhecimentos científicos”, pontuou o gestor.
Em Oiapoque, a iniciativa passou pelas escolas estaduais Duque de Caxias, no distrito de Clevelândia do Norte, e Joaquim Nabuco.
A próxima ação do projeto “Astronomia no Meio do Mundo” será realizada no Centro de Educação Profissional do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso, em Macapá, no dia 6 de novembro.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!