Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

‘O Enem é a porta de entrada para um futuro melhor’, diz professor do Bailique no 'Aulão Show' do Governo do Amapá

Wellington Moraes está acompanhando 55 alunos da Escola Bosque, que vieram participar da revisão da Central do Enem, em Macapá.

Por Ana Anspach
02/11/2024 09h56

Wellington Moraes é professor de língua portuguesa da Escola BosqueUm grupo com 55 estudantes, além de professores, do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, viajou cerca de 16 horas de barco pelo rio Amazonas para participar na sexta-feira, 1º, do Aulão Show promovido pelo Governo do Estado para revisão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inicia neste domingo, 3.

FOTOS: estudantes ganham dicas, conteúdos e descontração no aulão do Enem 2024 do Governo do Amapá

Alunos da Escola Bosque do AmapáMesmo chegando na madrugada de sexta, a turma que estuda na Escola Bosque seguiu animada com as dicas e conteúdos dos professores. A dinâmica apresentada no Estádio Zerão, trouxe ainda momentos de descontração e relaxamento para os jovens, que contaram com alimentação, transporte e hospedagem garantidas pelo Governo do Amapá até a realização do Enem. 

"Nossos alunos ribeirinhos estão se esforçando muito para fazer o Enem e uma das dificuldades é ter que se deslocar do arquipélago para a área urbana de Macapá. Mas, todos entendem que o exame é a porta de entrada para o ensino superior e um futuro melhor. A ajuda do Governo do Estado é fundamental para os estudantes. Com todo esse apoio, estamos conseguindo transformar vidas e realizar sonhos", ressaltou o professor Wellington Moraes, de 23 anos.

Moraes ensina língua portuguesa e conta que a preparação para o Enem iniciou em março, quando iniciou o projeto "Bosque Enem", que promoveu vários simulados semelhantes as provas aplicadas no exame nacional. Esse ano, a Central do Enem inscreveu 100% dos alunos do 3º ano do Bailique.

"Muitos estudantes enfrentam dificuldades financeiras e não têm acesso a recursos para se preparar para o Enem, mas com o apoio do Estado melhora a chance de que eles obtenham sucesso e nos dá confiança e motivação para seguir. O Governo do Amapá tem um papel decisivo para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades. Ao investir em nossos jovens, ele está investindo no futuro. Juntos, podemos construir um futuro melhor para todos", concluiu o professor.

A equipe do Bailique ficará em Macapá até o dia 12, após o término do EnemDesde 2019, a prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não é realizada no arquipélago. Isso significa que, para poder ter acesso aos principais cursos superiores do país, os alunos do Bailique precisam se deslocar até a Zona Urbana de Macapá para fazer o exame. Em 2023, pela primeira vez, o Estado trouxe 27 alunos, e esse ano o número de estudantes dobrou.

Os candidatos do Enem estão hospedados na Escola Estadual Tiradentes e seguem na área urbana de Macapá até o segundo dia de prova, em 10 de novembro. Durante a semana, eles recebem atendimento psicológico e aulas de revisão. A volta para casa está prevista para o dia 12. A Escola Bosque tem cerca de 350 alunos matriculados no 8° e 9° ano, além do ensino médio.

Alunos da Escola Bosque participaram da aula show para o Enem

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!