Governo do Amapá promove aula inaugural do curso de formação de auditores e fiscais da Receita Estadual
Iniciativa busca preparar novos profissionais nas áreas de tributação, arrecadação e fiscalização para garantir segurança jurídica nos investimentos do setor público e privado.
Encontrou aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, em MacapáO Governo do Amapá promoveu na segunda-feira, 4, a aula inaugural do curso de formação de 14 auditores e 30 fiscais da Receita Estadual. A etapa é um desdobramento do chamamento do concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), realizado pelo governador Clécio Luís em agosto deste ano, e visa uma administração tributária mais eficiente, favorecendo as políticas de investimentos públicos e privado no estado.
Para proporcionar uma rápida adaptação aos novos servidores quando forem efetivamente nomeados, o curso será ministrado inteiramente por auditores e fiscais de carreira, além de ser focado nas três esferas de atuação principal da categoria, que são a tributação, arrecadação e fiscalização. O momento contou com a palestra “Desafios Econômicos do Amapá”, ministrado pelo governador em exercício, Teles Junior, que também é economista.
"Essa turma vai atuar na área tributária, garantindo segurança jurídica para quem investe no Amapá. Depois de 11 anos sem concurso, estamos reestruturando o time, o que é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. Além disso, eles já entram em um momento de transição do sistema tributário no Brasil, prontos para liderar essa nova fase e tocar essa agenda tão importante”, destacou Teles Junior.
Governador em exercicío, Teles Júnior
O secretário de Estado da Fazenda, Jesus Vidal, ressaltou que os auditores e fiscais estão entrando na matriz da nova reforma tributária, que busca simplificar e modernizar a tributação no Brasil. Segundo o gestor, a iniciativa visa transmitir os valores de transparência, ética, qualidade, inovação e sustentabilidade, agregando conhecimento em projetos em andamento como a Nota Fiscal Cidadã e a modernização do Código do IPVA.
“Cada candidato traz consigo uma esperança, uma expectativa, e essa diversidade de sonhos e projetos vai engrandecer e fortalecer nossa missão de garantir o desenvolvimento do nosso estado, e a qualidade social dos habitantes. Eles não vão aprender apenas a teoria e a prática, mas vão conviver, ter contato, se relacionar, conhecer as nossas instituições e visitar. Não estamos celebrando só o início da formação, mas a integração deles no nosso grupo”, afirmou Vidal.
Secretário de Estado da Fazenda, Jesus Vidal
Um dos convocados para o curso de formação, Edson Moreira, de 31 anos, expressou a satisfação em participar da primeira aula, destacando que este momento era muito aguardado por todos e que vai subsidiar a atuação dos profissionais dentro do fisco estadual. Formado em contabilidade, ele também atua como analista de Finanças e Controle na Secretaria de Estado da Administração (Sead).
“Essa é uma carreira muito importante, que fomenta o desenvolvimento social e econômico e busca garantir a equidade na busca pelos recursos públicos na arrecadação do estado. É uma honra estar participando dessa aula inaugural, onde a gente consegue aprender muito mais ainda sobre o desenvolvimento da economia no Amapá”, comentou Moreira.
Fiscal Edson MoreiraPalestra ministrada por Teles Junior abordou aspectos históricos, econômicos e geográficos do estadoÍnicio do curso de formação era um momento muito esperado pelos candidatos
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!