Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO HUMANITÁRIA

'Nos sentimos acolhidos por nossos representantes', diz moradora do Bailique atendida em ação emergencial do Governo do Amapá

Aposentada Antonina Brito, de 78 anos, faz parte de uma das 34 comunidades atingidas pela estiagem e o fenômeno de água salgada no distrito de Macapá.

Por Alexandra Flexa
05/11/2024 09h12

Aposentada Antonina Marques, de 71 anos, é uma das assistidas pela ação emergencial do Governo do AmapáEm ação rápida do Governo do Estado, no Arquipélago do Bailique, uma força-tarefa de trabalho concluiu a entrega dos 250 kits de alimentação e 250 litros de água mineral para as famílias da Região Norte do distrito. As entregas fazem parte das medidas emergenciais para atender 34 comunidades atingidas pela forte estiagem e o fenômeno de água salgada.

A aposentada e moradora da comunidade de Santo Antônio, Antonina Brito, de 78 anos, é uma das beneficiadas com a assistência, e afirma que ação contribuiu para garantir comida na mesa.

"Com a seca dos rios e a água salgada, a gente perde o plantio e a pesca, que são nosso sustento. Nos sentimos acolhidos por nossos representantes, pois muitos dos produtos recebidos eu já não tinha em casa, como feijão e arroz. Fico imensamente grata pela ajuda nesse momento tão difícil", ressalta Antonina.

Cerca de duas mil pessoas foram assistidas pela ação do Governo do Estado

Durante a ação emergencial, cerca de duas mil pessoas foram assistidas com mantimentos, água mineral e água doce. A dona de casa, Creuzenilda de Jesus, de 45 anos, que mora na comunidade de Marrequinha, ressalta que tem enfrentado muitas dificuldades devido à seca, e que os produtos chegaram em boa hora.

"Nós, que vivemos da pesca, paramos tudo nessa época, então começa a faltar condições de comprar comida e água. As cestas vão ajudar muito todas essas famílias que precisam e essa ação é gratificante, pois sabemos que não estamos sozinhos", declara a dona de casa.

Dona de casa Creuzenilda de Jesus, de 45 anos

Ação humanitária

Desde janeiro deste ano, o Governo do Estado vem trabalhando para mitigar os impactos dos fenômenos naturais que provocam erosão do solo, salinização da água, mudanças climáticas, forte estiagem e queimadas na região. Ainda este mês, será realizada uma ação para atender os moradores de todo o arquipélago.

"Assistir às famílias em vulnerabilidade afetadas pela forte estiagem e a salinização da água é uma determinação do governador do Amapá, Clécio Luís, que vem trabalhando para mitigar esses impactos e garantir a segurança alimentar dessas famílias", enfatizou a secretária adjunta de Estado da Assistência Social, Rozana Duarte.

A força-tarefa conta com uma equipe de governo integrada pela Defesa Civil/Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Água e Esgoto (Caesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap), e pelas secretarias de Estado da Assistência Social, da Saúde, da Pesca e Aquicultura, de Mobilização e Participação Popular e de Comunicação.

Secretária adjunta de Estado da Assistência Social, Rozana Duarte

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!