Governo do Estado realiza oficina técnica para ampliar oferta de atendimento especializado em saúde no Amapá
Programação reuniu gestores e técnicos da área, e busca tornar acesso de pacientes a consultas e exames menos burocrático.
Oficina reuniu técnicos e gestores dos municípios do estadoO Governo do Amapá realizou na quarta-feira, 13, um encontro entre gestores e técnicos da saúde dos municípios do estado para debater meios para ampliação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). O PMAE é uma política federal que busca implementar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde, tornando o acesso de pacientes a consultas e exames especializados menos burocrático.
Durante o encontro, foram promovidas palestras, mesas redondas e dinâmicas para apontar os desafios e soluções para a implantação do PMAE. Para a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, os maiores beneficiados pelo programa são os usuários do sistema público.
“O Mais Acesso a Especialistas é um projeto grandioso para levar saúde de qualidade a todos os nossos usuários, e sem dúvida vem para ampliar a oferta de atendimento especializado. Com certeza, a ação vai fortalecer ainda mais o nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou Nair.
Secretária de Estado da Saúde, Nair Mota
Segundo o apoiador técnico do Ministério da Saúde, Walter Tavares, a proposta é que em até 60 dias os usuários do SUS consigam realizar exames, consultas, e ter resolutividade no diagnóstico e tratamento.
“Como o próprio nome diz, o programa busca aumentar o acesso da população ao especialista, possibilitando novas estratégias que o Ministério da Saúde vai financiar, como o Telessaúde, para ter mais acesso a especialistas. Com os cuidados integrados, o usuário é atendido pelo especialista, realiza todos os exames no menor tempo possível, e volta ao especialista para receber o direcionamento em uma unidade de referência ou para a atenção primária, de acordo com cada caso”, explicou Tavares.
Apoiador técnico do Ministério da Saúde, Walter Tavares
A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Lilian Abreu, afirmou que, com os debates, as localidades do estado terão a possibilidade de resolver os problemas de saúde no próprio território de domicílio.
“É um projeto que vai beneficiar todos os municípios e veio somar junto às ofertas de especialidades que a gente tanto precisa, fazendo com que o paciente inicie e termine seu tratamento. Espero que todos os locais possam planejar esse programa e que seja pensado da melhor forma para a população do estado do Amapá”, afirmou Lilian.
Presidente do Cosems, Lilian Abreu
Do extremo norte e na região de fronteira, a diretora do Hospital Estadual de Oiapoque, Natália Coutinho, vê no processo de disseminação do PMAE uma forma de desburocratizar os processos de pacientes que vivem em comunidades de difícil acesso.
“É uma esperança para que a gente possa diminuir a fila de pacientes que aguardam consultas para terem um encaminhamento adequado e resolutivo”, pontuou Natália.
Política federal busca implementar e qualificar acesso à Atenção Especializada em Saúde
PMAE
O PMAE garante recursos financeiros federais para as secretarias estaduais e municipais de saúde e para o Distrito Federal. Esses recursos poderão ser utilizados para o custeio dos serviços públicos e contratação da rede privada (rede complementar), visando ampliar a oferta de consultas especializadas e exames diagnósticos, bem como qualificar o cuidado ao paciente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Telessaúde é uma ferramenta estratégica para ampliação do atendimento especializado no SUS, que irá possibilitar a oferta de consultas com especialistas e determinados exames sem que o paciente precise se deslocar até o serviço de saúde. O Ministério da Saúde irá apoiar as secretarias de saúde com normas, manuais e cursos, além de recursos financeiros, com objetivo de promover a efetivação das ações do programa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!