Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA VERDE

COP29: 'A gente quer fazer esse mercado dar certo', exalta procurador do Amapá em painel sobre crédito de carbono

Wellington Bringel integra a comitiva do Governo do Estado que participa da 29ª Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, no Azerbaijão.

Por Fabiana Figueiredo
15/11/2024 12h44

Procurador do Amapá, Wellington Bringel, durante painel na COP29Procurador do Amapá, Wellington Bringel, durante painel na COP29Nesta quinta-feira, 14, as políticas do Governo do Amapá para ingressar no mercado de créditos de carbono foram apresentadas pelo procurador Wellington Bringel, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) na 29ª Conferência da ONU pelas Mudanças Climáticas (COP29), realizada no Azerbaijão.

No painel "Estratégias e efetivação da repartição de benefícios em REDD jurisdicional: experiências da Amazônia Brasileira", o representante da comitiva do Amapá citou a criação da Política Estadual de Mudanças Climáticas, Conservação e Incentivo aos Serviços Ambientais (Pecisa) em outubro.

Amapá apresentou em painel as tratativas para inserção no mercado de créditos de carbonoAmapá apresentou em painel as tratativas para inserção no mercado de créditos de carbonoConforme Bringel, o Amapá se espelhou em experiências dos estados do Amazonas, do Tocantins e do Acre e formatou como estrutura legal para o mercado de carbono o formato de concessões, catalogando crédito de carbono em todo o território do estado. A regulamentação das diretrizes deve indicar uma distribuição de recursos focada em comunidades tradicionais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas e na zona rural. 

"O Amapá é desmatamento zero e estamos comprometidos em manter a floresta em pé, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A proposta vai ser submetida ao Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e, posteriormente, vamos fazer audiências públicas e, assim, regulamentar essa distribuição. A gente quer fazer esse mercado dar certo. É mais uma estratégia que se soma a outras. Eu acredito numa Amazônia forte", comentou o procurador do Estado.

Representantes de Governos da Amazônia apresentaram como cada um está inserido no mercado de carbonoRepresentantes de Governos da Amazônia apresentaram como cada um está inserido no mercado de carbonoTambém participaram do painel representantes dos governos do Pará, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso e Acre, num diálogo mediado pela líder global para Mercado de Carbono no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Letícia Guimarães.

"O objetivo foi discutir os avanços, desafios e lições aprendidas pelos programas jurisdicionais de rede no desenho e implementação dos mecanismos de repartição de benefícios, promovendo a troca de experiências e perspectivas sobre estratégias já desenvolvidas pelos estados", citou a representante do PNUD.

COP29

A delegação do Amapá fica ao longo desta semana na COP, mas a programação segue até 22 de novembro, no Azerbaijão. O grupo é liderado pelo Governo do Estado e composto por vários entes como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).

A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!