Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SABOR TUCUJU 

'As comidas típicas são as mais pedidas, vende tudo’, celebra empreendedora no 29º Encontro dos Tambores 

Eloany dos Santos, de 28 anos, moradora do Quilombo do Curiaú, afirma que empreender durante o evento é uma tradição e uma oportunidade para destacar os sabores regionais.

Por Alexandra Flexa
16/11/2024 16h20

Eloany da Silva Santos, afirma que as comidas típicas são as mais vendidas no eventoO tradicional Encontro dos Tambores do Amapá, que este ano celebra a 29ª edição com uma vasta programação, trouxe para o público um festival de comidas típicas regionais. A praça de alimentação "Sabor Tucuju" faz parte do evento organizado pela União dos Negros do Amapá (UNA) com apoio do Governo do Estado, que ficará aberta ao público todos os dias até 26 de novembro, no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, em Macapá. 

A jovem empreendedora, Eloany da Silva Santos, de 28 anos, afirma que anualmente ela e a família, representantes da comunidade do Quilombo do Curiaú, participam do evento com a venda de pratos típicos, fonte de renda da família. 

“Todos os anos a gente participa dançando e trabalhando na festa das nossas raízes negras. O movimento está crescente, as comidas típicas são sempre as mais pedidas, a gente vende tudo, maniçoba, vatapá, caruru, arroz paraense sai tudo, é só gratidão”, celebra Eloany. 

Praça de alimentação do Encontro dos Tambores está aberta todos os dias ao público

As comidas típicas amapaense reúnem sabores tucujus com ingredientes e preparos de influência africana e indígena como o tucupi, jambu, maniva e outros. Para o visitante Ítalo Amorim, morador do bairro Jardim Felicidade, na capital, a programação mostra a autenticidade da cultura afro principalmente pela culinária marcante. 

“A gente vem a cada edição prestigiar o evento e sempre trago a minha família, a primeira coisa que a gente pede é a maniçoba, a gente aproveita, pois, nossas comidas típicas são maravilhosas”, destaca o visitante.

Itálo Amorim, acompanhado da família, afirma que aproveita a variedade da culinária regionalE, entre tantos sabores, não podia faltar a gengibirra, feita a partir de gengibre, açúcar e aguardente, a bebida faz parte da identidade cultural afro-amapaense. Richele Sena dos Santos, comercializa a bebida no evento que é produzido artesanalmente pela sogra no Quilombo do Curiaú. 

“A gengibirra não pode faltar, essa aqui é produzida pela minha sogra, conhecida como, Nega do Biluca, moradora do Quilombo do Curiaú. As vendas estão positivas, pessoas compram para consumir e outros aproveitam para levar para casa e dar de presente, a expectativa é que nos próximos dias a procura aumente ainda mais”, ressaltou a empreendedora.

Iguarias reúnem sabores variados e de influência afro e brasileira

Na praça de alimentação, além das comidas típicas e regionais, o público também encontra petiscos, chapas e pratos variados, além de outras bebidas. 

29º Encontro dos Tambores

O 29º Encontro dos Tambores, que tem como tema este ano: “No Meio do Mundo com os Tambores de Todo o Mundo”, acontece no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, no bairro Laguinho, em Macapá. Ao todo serão 12 dias de programação, em celebração ao mês da Consciência Negra. 

Confira a programação deste sábado, 16 
      Tema: Quilombos e Resistência Afro-Amazônica 

  • 8h30 às 11h e 15h às 21h – Corredor literário com exposição da literatura afro-amapaense e comercialização de livros de autores negros.
  • 9h às 17h - Curso "Aplicação Manual com Retalhos", ministrado pela empreendedora preta Maria Luiza Nunes. 
    Local: Escola Estadual Azevedo Costa.
  • 8h30 às 19h - Exposição do projeto "Meninos do Campo Fazendo Arte", com alunos da Escola Estadual André Neves Rosa, da comunidade Tracajatuba 2.
  • 9h - Seminário "Titulação dos Territórios Quilombolas no Amapá", que busca debater processo de reconhecimento e regularização dos territórios quilombolas; 
    Abertura com os grupos "Conceição do Formigueiro" e "Marabaixo do Maruanum Nova Geração".
  • 16h - Rodas de conversa sobre temas afro-literários, com Laura do Marabaixo, Meire Barak e Neucilene Almeida; 
    Abertura com o grupo de marabaixo "Irmandade de São José".
  • 19h - Apresentação do grupo de marabaixo "Associação Cultural Marabaixo Arthur Sacaca".
  • 19h30 - Espetáculo "Vozes Quilombolas", do coral Mel da Pedreira.
  • 19h50 - Apresentação de reggae com os DJs Patcheco Roots e Fernanda Canora
  • 20h15 - Apresentação do grupo de marabaixo "Estrela do Renascer".
  • 20h40 - Apresentação da Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo. 
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!