Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO

Carbono negativo, desmatamento zero e sustentabilidade: Amapá na COP29 evidência desenvolvimento com respeito à floresta e às pessoas

Comitiva do Amapá, liderada pelo governador Clécio Luís, participou de discussões no Azerbaijão e apresentou ações implementadas pelo Governo do Estado.

Por Fabiana Figueiredo
17/11/2024 17h20

Atlas Solar, com potencial de produção de energia, foi apresentado pelo Governo do Amapá na COP29Atlas Solar, com potencial de produção de energia, foi apresentado pelo Governo do Amapá na COP29Com o estado mais protegido e preservado do Brasil, carbono negativo e com políticas sustentáveis, o Governo do Amapá protagonizou discussões esta semana na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku, no Azerbaijão. A agenda da comitiva, liderada pelo governador Clécio Luís, foi focada no desenvolvimento sustentável e na promoção de oportunidades econômicas para o Amapá.

A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.

Governador Clécio Luís falou sobre as potencialidades do Amapá e a necessidade de falar da Amazônia realGovernador Clécio Luís falou sobre as potencialidades do Amapá e a necessidade de falar da Amazônia realAo longo da semana, a participação de representantes do Amapá em painéis e reuniões bilaterais com instituições e governos mostrou que é possível alavancar o crescimento econômico de regiões como do Amapá respeitando o meio ambiente e as comunidades locais.

“Viemos numa comitiva diversa, que discutiu a Amazônia amapaense na COP. Somos o estado mais preservado do Brasil, carbono negativo e com desmatamento zero. Queremos transformar isso em benefícios para a população, gerando emprego, renda e negócios verdes”, ressaltou o governador.

Governador Clécio Luís durante reunião bilateral com o governo da CalifórniaGovernador Clécio Luís durante reunião bilateral com o governo da CalifórniaA delegação do Amapá, liderada pelo Governo do Estado, foi composta por membros do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).

A participação de um governo estadual como do Amapá na COP29 é estratégica, posicionando um estado da Amazônia no debate global sobre mudanças climáticas. O Amapá é um exemplo de sustentabilidade, com políticas públicas que unem a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico inclusivo e justo. O Estado busca potencializar essa agenda, garantir mais investimentos e também reforçar seu papel como protagonista na proteção da região e na busca por soluções climáticas inovadoras.

“As pessoas estão de olho na Amazônia e no que ela faz para se manter em pé. Queremos que elas enxerguem também o Amapá. Temos um ativo ambiental gigante, que precisa ser utilizado de forma sustentável. Nós queremos atrair quem tope investir no Amapá”, pontuou o governador Clécio Luís.

Governo do Amapá assinou termo de cooperação com a Conservação Internacional para o Plano de SociobioeconomiaGoverno do Amapá assinou termo de cooperação com a Conservação Internacional para o Plano de SociobioeconomiaDurante a COP29, o Amapá apresentou iniciativas importantes, como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), que proporciona segurança jurídica para investidores, e o Plano Estadual de Sociobioeconomia, que visa o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.

O estado se posiciona ainda como uma fronteira para investimentos em energia limpa, apresentando o Atlas Solar e no mercado de carbono. Entre as agendas também foram realizadas parcerias, como a Conservação Internacional, e houve aproximações com governos como o da França e da Califórnia, e empresas como o Banco do BRICS, TikTok, e o BID.

Governo da França e do Amapá dialogam para fortalecer região de fronteiraGoverno da França e do Amapá dialogam para fortalecer região de fronteira

Além disso, a presença do Amapá na COP29 é uma preparação estratégica para a COP30, que será realizada no ano que vem na Amazônia, em Belém, capital do Pará. O Governo do Estado já se antecipa ao evento, conduzindo um debate profundo sobre as soluções que a região pode oferecer ao mundo. A participação em Baku reforça seu papel como modelo de governança sustentável, integrando necessidades ambientais e sociais para um futuro mais equilibrado.

Amapá integrou discussões durante a COP29, no AzerbaijãoAmapá integrou discussões durante a COP29, no Azerbaijão

Amapá integra preparação para a realização da COP na Amazônia, em 2025Amapá integra preparação para a realização da COP na Amazônia, em 2025

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!