COP29 marca parceria do Governo do Amapá com TRT8 para engajamento de jovens na pauta climática
Projeto começou a ser construído a partir de encontro com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz, Al Gore, no Azerbaijão.
Encontro de líderes na COP29 apresentou dados sobre emissões de gases do efeito estufaA 29ª Conferência de Clima da ONU (COP29), no Azerbaijão, marcou o início de uma nova parceria entre o Governo do Amapá e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8): a construção de um projeto para envolver os jovens nas discussões sobre mudanças climáticas. A ideia foi inspirada por um encontro de líderes com Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América (EUA) e Nobel da Paz, e busca fortalecer esse público com a proximidade da COP30 na Amazônia, em 2025.
“Participar desta plenária sobre monitoramento climático foi muito importante para que possamos construir o plano de adaptações às mudanças climáticas do Amapá, bem como nos possibilitou começar a construir uma parceria com o TRT para o engajamento de jovens do Amapá e Pará nesta pauta climática. É o Amapá rumo a COP 30”, destacou a secretária de Meio Ambiente do Estado, Taísa Mendonça.
Secretária Taísa Mendonça e desembargador Paulo Isam Cambraia participaram de audiência com ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, na COP29
No encontro, realizado nesta sexta-feira, 15, em Baku, Al Gore apresentou atualizações do "Climate Trace", uma coalizão que utiliza satélite e inteligência artificial para monitorar e publicar dados sobre emissões de gases de efeito estufa globalmente. Ele também anunciou para ainda este ano três treinamentos do The Climate Reality Project, organização fundada pelo ambientalista americano.
A convite do The Climate Reality Project no Brasil, o desembargador do Trabalho Paulo Isan Coimbra e a secretária Taísa Mendonça integraram uma plenária reservada com Al Gore, onde decidiram desenhar em conjunto um projeto para envolver jovens nas discussões sobre meio ambiente nos estados-irmãos, Pará e Amapá.
COP29
A delegação do Amapá participou da primeira semana da COP, mas a programação segue até 22 de novembro, em Baku, no Azerbaijão. O grupo foi liderado pelo Governo do Estado e composto por vários entes como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).
A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!