Governo do Amapá promove ação de cuidados e bem-estar animal para mais de 100 pets no Residencial Vila dos Oliveiras
Os cães e gatos do habitacional tiveram acesso à vacinas antirrábica, kit de alimentos, medicação, orientação com veterinários e momento de recreação.
Iniciativa faz parte da 1ª edição “Pet nos Residenciais – Para Toda a Família”, e aconteceu neste sábado, 16.O Governo do Amapá promoveu neste sábado, 16, mais uma ação da 1ª edição do programa “Pet nos Residenciais – Para Toda a Família” e beneficiou mais de 100 animais domésticos que residem no Residencial Vila dos Oliveiras, na Zona Sul de Macapá.
Foram ofertados serviços de vacinação antirrábica, orientação veterinária, entrega de kit com remédios, alimentos, e momentos de recreação. A iniciativa busca incentivar a inclusão e a conscientização sobre a proteção e o bem-estar animal.
Para a professora e moradora do habitacional Vila dos Oliveiras, Vitória Almeida, de 26 anos, esse é um momento muito especial para toda a comunidade, pois muitos não têm como garantir os tipos de serviços ofertados.
“Cuidar dos nossos bichinhos é um ato de amor que a gente demonstra por eles, mas sabemos que muitas pessoas aqui no nosso conjunto não têm acesso a esse serviço, então é muito importante o governo trazer essa conscientização para todos nós moradores“, descreveu Vitória.
Professora Vitória e sua mãe, Raimunda levaram a gatinha Catita e a cadela Lily para participar da ação
Vitória é tutora da gatinha Catita, de 4 anos, que além da vacinação recebeu o kit com ração e remédio contra vermes e carrapatos. A mãe de Vitória, que é autônoma, Raimunda Costa, de 56 anos, também aproveitou a ação para trazer a cadelinha , Lily, de 2 anos.
“A Catita e a Lily são os nossos xodós, e nossas melhores amigas, então sempre cuidamos direitinho delas e não poderia deixar de trazê-las para aproveitar tudo o que a ação está ofertando”, declarou Raimunda.
Comunidade prestigiando a apresentação teatral sobre cuidados com os animais
O Davi Freitas , de 10 anos, também ficou empolgado e trouxe logo seu gatinho Rael, de 6 meses, para ser vacinado e também brincar no parquinho especial montado para os pets do residencial.
“O Rael estava muito assustado porque nunca tinha tomado vacina. Aí pra ele se acalmar resolvi trazê-lo no parquinho e ele adorou, é muito curioso e brincalhão”, disse Davi.
Davi Freitas, 10 anos, e seu gatinho Rael aproveitaram para brincar no parquinho
O autônomo, Adrielson da Silva , de 39 anos, que é tutor da cadelinha Shakira, de 4 anos, revelou que todos os moradores estavam empolgados com a ação.
“Espero que todos os anos a gente possa ter acesso a esses serviços que são essenciais para nossos companheiros. Hoje a Shakira além da vacinação também recebeu orientação veterinária”, relatou Adrielson.
Adrielson Silva, 39 anos, levou sua cadela Shakira para ser vacinada
A secretária do Bem-Estar Animal do Amapá, Laudenice Monteiro, destacou que a programação superou todas as expectativas.
“A ação é um sucesso, e isso é muito bom, pois os moradores precisam se conscientizar que ao adotar um animal ele precisa de toda assistência básica que é alimentação, vacina e remédio. A proteção dos animais e a preservação do meio ambiente são responsabilidades que devem ser compartilhadas por todos”, afirmou a gestora.
A secretária do Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro
Além dos serviços de saúde, os participantes tiveram acesso a palestras e apresentação teatral. O evento também visa conectar negócios, produtos e serviços do setor pet, fortalecendo a economia local e movimentando o comércio da região. A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Estado do Bem-Estar Animal, de Habitação (Sehab), Cultura (Secult) e em parceria com o Instituto Cultural Baluarte da Amazônia.
“Essa é uma ação do Governo do Estado que foi pensada para o bem estar do animal e da família pois sabemos que a raiva é uma doença com o alto índice de letalidade, quase 100% das pessoas que contraem a doença acabam falecendo, então é de extrema importância os animais e seus tutores”, pontuou o superintendente da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka.
Superintendente da SVS, Cássio Peterka, explicando sobre a importância da vacina antirrábica
A programação encerra no próximo sábado, 23, no Conjunto Habitacional São José, no bairro Novo Buritizal, em Macapá. Durante a programação também haverá distribuição de insumos e materiais que ajudam na educação e cuidados com os pets, como ração, vermífugos e antiparasitários, vacinação antirrábica durante o evento, palestras e recreação com grupo de teatro.
PROGRAMAÇÃO DO PET NOS RESIDENCIAIS – PARA TODA A FAMÍLIA
- Sábado, 23
- Local: Residencial São José
- Hora: 16h às 19h
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!