Governo do Amapá orienta profissionais e pacientes sobre prevenção de lesões por pressão no Hcal, em Macapá
No Hospital de Clínicas Alberto Lima, a atividade contou com dinâmicas e quiz de perguntas e respostas sobre diversos tipos de lesões e úlceras.
A atividade aconteceu na entrada do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em MacapáPara alertar e divulgar a necessidade de prevenir a lesão por pressão, o Governo do Amapá iniciou uma série de atividades para orientar acompanhantes e profissionais sobre as formas de evitar o aparecimento de lesões que possam trazer prejuízos à saúde. A ação ocorre no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), no Centro de Macapá.
A lesão por pressão é uma categoria de machucado que acontece na pele, em regiões de proeminências ósseas ou devido ao uso de algum dispositivo. Ela ocorre em pessoas que têm algum grau de limitação de movimentação na cama, na cadeira ou outra superfície e, por ficarem muito tempo na mesma posição em determinada região.
Marluce Leal“Destacamos as medidas de prevenção, como a mudança de posição do paciente a cada duas horas, ou menos a depender da condição do paciente. Prevenir ainda é o melhor cuidado, porque a partir do momento em que o paciente abre esse tipo de ferida é muito mais difícil tratar, porque existem as complicações clínicas em decorrência da ferida, podendo inclusive o tempo de internação ser prolongado para tratar dessa lesão”, pontua a enfermeira e presidente da comissão de feridas do Hcal, Marluce Leal.
A lesão por pressão já foi chamada de escara, úlcera de decúbito e úlcera de pressão, depois úlcera por pressão. O nome atual é utilizado, pois nem todas têm a aparência de uma ferida. Por isso, é importante prevenir o aparecimento, para beneficiar tanto o paciente quanto a equipe de cuidado, com melhoria da qualidade de vida.
Acompanhantes e profissionais receberam orientaçõesA cuidadora Josana Oliveira esteve no Hcal e aproveitou o momento para tirar dúvidas e atualizar seus conhecimentos.
Josana Oliveira é cuidadora e aproveitou a programação“É muito gratificante, uma forma de estar aprendendo um pouquinho mais sobre cada medicamento, cada curativo e solução de limpeza. Isso faz bem para o meu aprendizado do dia a dia como cuidadora de uma pessoa acamada, o que aprendi aqui vou executar com ele, dando mais conforto e ajudando a prevenir doenças e novas infecções” comentou Josana.
Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão
Na quarta-feira, 20, foi comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. Esse evento adverso, que pode ser evitado com medidas simples, pode prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, aumenta o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar.
Participantes participaram de jogos e quiz de perguntas
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!