Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE INDÍGENA

Governo do Amapá ensina agentes indígenas a monitorar a qualidade da água nas aldeias

Parceria entre a Companhia de Água e Esgoto e o Distrito Indígena do Amapá e Norte do Pará conscientiza comunidades por meio de práticas laboratoriais.

Por Danielle Custódio
20/11/2024 13h30

Medida buscou ensinar sobre a qualidade da águaA Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) realizou uma capacitação dos trabalhadores da saúde indígena para otimizar o desempenho no monitoramento da qualidade da água consumida nas aldeias, e conscientizar as comunidades assistidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará. O curso foi realizado entre os dias 13 e 16 de novembro. 

A ação, promovida pelo Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani/DSEI), trouxe a iniciativa "Coleta, preservação e análise de água para o consumo humano", que busca ampliar o controle da qualidade da água e promover hábitos para a saúde em áreas indígenas do Amapá e Norte do Pará. Nesta edição, atendeu 28 participantes no Polo Base Bona, no Parque do Tumucumaque, município de Almeirim. 

O gerente de Controle de Qualidade de Água, Claudinaldo Ferreira, destacou o empenho dos agentes em aprender mais sobre as práticas laboratoriais e análises da qualidade da água.

“Há um feedback positivo quando se mostra mais detalhes nas palestras sobre as doenças de veiculação hídrica e prevenção, os participantes ficam mais interessados em aprender na prática a como tratar a água para evitar problemas de saúde recorrentes nas aldeias, como a diarreia”, comentou Ferreira.

Agentes indígenas aprendem sobre as práticas laboratoriais e análises da qualidade da água

Com esta parceria entre Caesa e o Distrito Sanitário Especial IndígenaI, mais profissionais indígenas são inseridos nos territórios para colaborar no monitoramento e tratamento da qualidade da água.

“Agradeço pela oportunidade que tivemos, com certeza aprendemos muito para ajudar as comunidades indígenas. Pois sabemos que hoje a preocupação maior é prevenir de doenças por água contaminada. É importante que os agentes tenham esse conhecimento para incentivar as famílias das aldeias”, destacou o técnico em Meio Ambiente, Sildevan dos Santos, da etnia Galibi Marworno. 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!