Hub de Inovação: Governo do Amapá finaliza retirada de toda a estrutura do telhado e inicia nova frente de trabalho no antigo Macapá Hotel
Equipes atuam na demolição das partes que estavam comprometidas pelo tempo para início de novas edificações na área externa.
Colaboração: Jhon Martins
As atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e seguem em ritmo acelerado
As obras que vão transformar o antigo Macapá Hotel no primeiro Hub de Inovação do Amapá seguem em ritmo acelerado. Após a retirada de toda a estrutura do antigo telhado, as frentes de trabalho concentram na estruturação do ambiente, com demolição das partes que estavam comprometidas pelo tempo, para dar início nas novas edificações na área externa.
O projeto integra o Plano de Governo para promover uma nova função social ao espaço, fortalecendo a economia criativa e empresas inovadoras. As atividades coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), são realizadas com muita cautela para que os traços originais do prédio sejam mantidos, preservando seu valor histórico, cultural e de memória.
Na etapa atual, os serviços se concentram nas demolições na área externa para novas construções“Nós seguimos trabalhando com muito critério para que a gente transforme o local em um espaço inovador e moderno com capacidade de atender a população e empreendimentos, mas mantendo as características iniciais. Nós estamos retirando do lado de fora do hotel, tudo o que não será mantido, de acordo com o projeto original, e organizando o começo das novas construções”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
O lugar, que dará suporte para empresas de tecnologia, está sendo totalmente requalificado e vai manter a função original de hospedar pessoas. Já foram removidas, no ambiente interno mais de 60% do revestimento cerâmico do piso, bancadas, louças e esquadrias. A etapa atual, inclui ainda a construção de um refeitório para os funcionários da obra e a retirada diária de entulhos que são gerados a partir das demolições em toda a extensão do complexo.
“Essa é uma fase longa por que temos uma área muito extensa de obra e uma grande quantidade de alvenarias a serem demolidas, e executamos essas ações de forma contínua, de acordo com o nosso planejamento, mas mantendo a limpeza e organização para que o fluxo de atividades não seja prejudicado”, pontuou a engenheira civil responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra, Isabela Rodrigues.
Equipes atuam na remoção de entulhos e limpeza diária
Hub de Inovação
Integrando inovação, tecnologia e turismo, o espaço será totalmente requalificado e contará com coworking, laboratórios, salas de reunião, auditórios e outras acomodações, proporcionando a criação de um ambiente ideal para desenvolver atividades como capacitações, eventos de ideação, pitch day e mentorias, elevando a competitividade dos negócios no Amapá.
Com entrega prevista para 2025, o Hub de Inovação faz parte do complexo turístico executado pelo Governo do Estado na orla da capital, que inicia na Escola de Artes Cândido Portinari e passa por prédios importantes que também estão em processo de restauro e revitalização como a Rádio Difusora, a Residência Oficial e a Fortaleza de São José de Macapá, finalizando no Trapiche Santa Inês.
Macapá Hotel
Construído na década de 1940, durante o governo de Janary Nunes, primeiro governador do Território Federal do Amapá, o hotel foi parte de um projeto de modernização e desenvolvimento urbano. O objetivo do espaço era atender às necessidades de hospedagem de personalidades importantes da época e de pessoas que chegavam à região para contribuir com o crescimento econômico do território recém-criado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!