Prodap avalia implantação de sistema digital para atendimento nos centros voltados às mulheres, em Macapá
Objetivo é dar mais agilidade no acolhimento do público feminino, gerando indicadores para melhorar o mapeamento dos casos.
Objetivo é agilizar o atendimento às mulheres e a diminuição do uso excessivo do papelUma equipe do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap) fez uma visita técnica às unidades de acolhimento da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) nesta quinta-feira, 22, em Macapá, para avaliar a implantação de um sistema digital de atendimento.
A inspeção foi coordenada pelo gestor da Unidade de Gestão de Processos do Prodap, Alan David, que avaliou o fluxo de atendimento dos centros, que atualmente é feito de forma manual, para a implantação do sistema de informatização da instituição.
"Estamos aqui avaliando o fluxo que é desempenhado de forma manual, e em breve, a gente está lançando uma aplicação que vai contemplar a execução dos processos de forma totalmente digitalizada, ou seja, a Secretaria das Mulheres vai ter um atendimento mais específico que possa gerar indicadores para ações de políticas públicas e apoiar tomadas decisões", destacou David.
A iniciativa da Secretaria das Mulheres do Estado iniciou em 2023 e prevê a diminuição do uso do papel e mais agilidade no atendimento do público feminino, gerando indicadores para melhorar o mapeamento dos casos.
Atualmente, a rede de apoio conta com cinco Centros de Referência em Atendimentos à Mulher (Crams), dois Centros de Referência à Mulher e a Família e um Centro Ama-LBTI, e as informações são divulgadas no Observatório da Mulher, uma plataforma digital, que é coordenada pela secretaria.
"Hoje nós temos que mapear os dados advindos dos centros, tudo manualmente, caso por caso. Com o sistema otimizado, além da informatização das fichas, vai abranger também a integralização dos dados, onde vão ser sincronizados de forma automatizada, funcionando como uma linha do tempo, e com certeza vai trazer muitos benefícios para a sociedade, pois vai agilizar o atendimento para que não ocorra a revitimização", destacou a gerente de Banco de Dados Estatísticos da SEPM, Fabiana Melo.
A coordenadora do Centro Ama-LBTI, Simone de Jesus, destacou a importância da iniciativa. “Com o sistema de atendimento de forma digital vai ajudar consideravelmente, porque a gente deixa de utilizar papel e consegue visualizar as informações com rapidez e agilidade”, frisou.
Já a coordenadora do Cram de Macapá, Tayná Taylo, destacou a importância da consciência ambiental no ambiente de trabalho. “O sistema digitalizado vai nos ajudar bastante com acesso as informações, e principalmente a diminuição dos custos com o uso do papel”, lembrou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!