'Serviço de desinfecção é preventivo', diz enfermeiro sobre preparativos para receber bebês na nova UTI Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia
Aparelhos estão sendo instalados neste fim de semana, e passam por esterilização para deixar o novo espaço pronto para a transferência de prematuros.
Enfermeiro técnico da UTI Neonatal, Sávio Lopes, coordena os trabalhos na unidadeO Governo do Amapá está preparando todo o ambiente da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia, para receber os bebês, especialmente, os prematuros. Neste fim de semana, a equipe está finalizando as instalações dos equipamentos, a limpeza, desinfecção e esterilização de materiais do novo ambiente entregue pelo governador Clécio Luís na sexta-feira, 22.
São 16 profissionais atuando nos serviços de higiene e desinfecção de todos as áreas e materiais da nova UTI Neonatal. O espaço conta com 32 novos leitos, entre incubadoras e berços aquecidos, e um ambiente para o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) totalmente revitalizado.
“Esse serviço é preventivo e todos os ambientes da UTI neonatal necessitam passar por esse processo de desinfecção, para termos um local seguro de qualquer ação infecciosa”, informou Sávio Lopes, enfermeiro obstetra e responsável técnico da Unidade Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia.
Todos os materiais passaram pelo processo de desinfecçãoDentre tantos cuidados no período de montagem da UTI Neonatal, equipamentos como umidificadores e material de ventilador passam pela Central de Esterilização, para posteriormente utilização dentro da unidade.
Um serviço minucioso de limpeza do piso, paredes e até mesmo assentos está sendo feito com produtos específicos para evitar qualquer bactéria.
"Existe um processo de esterilização para que alguns materiais possam ser usados neste setor. Então, agora estamos fazendo todo esse procedimento para que possamos trazer os recém-nascidos, que necessitam dessa área para atendimento", complementou o enfermeiro.
Piso recebeu limpeza com produtos específicos
Acolhimento de Risco
O novo espaço de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) é um local destinado para o momento de chegada da gestante, onde ela passará por triagem, avaliação médica, e também poderá ficar em observação. A estrutura também conta com dois leitos de estabilização para os casos mais graves que necessitem de intervenção imediata.
O espaço faz parte da primeira fase dos serviços de reforma da maternidade, que recebe recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.
Hospital da Mulher Mãe Luzia
O Hospital da Mulher é responsável pelo atendimento especializado em neonatologia, e também oferta pré-natal para pacientes com gestações de alto risco e o Banco de Leite Humano (BLH), responsável pela coleta, pasteurização e distribuição do alimento que chega aos bebês internados na UTINeo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!