Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Ribeirinhas do Bailique recebem atendimento do Governo do Amapá durante a 148ª Jornada Fluvial da Justiça estadual

Equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres levou serviços de assistência social e orientações do 'Protocolo não é não'.

Por Alice Palmerim
03/12/2024 22h49

Secretaria de Política para Mulheres do Amapá levou assistência social para as ribeirinhas do BailiqueSecretaria de Política para Mulheres do Amapá levou assistência social para as ribeirinhas do BailiqueCom o apoio do Governo do Estado, a 148ª edição da Jornada Fluvial do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) ofertou serviços de cidadania e saúde aos moradores do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá. A ação foi a última do ano, e ocorreu no período de 25 a 30 de novembro.

No total, 100 profissionais realizaram 5,7 mil atendimentos nas comunidades de Vila Progresso, Limão do Curuá, Itamatatuba e Ipixuna Miranda. A equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres realizou 1.331 atendimentos de assistência social, além de dar continuidade aos atendimentos iniciados em ações anteriores.

Moradora do Bailique recebe atendimento com a assistente social, Carlene PessoaMoradora do Bailique recebe atendimento com a assistente social, Carlene PessoaAs moradoras participaram de palestras sobre a Rede de Atendimento à Mulher e o protocolo “não é não”, com orientações e encaminhamentos para as mulheres ribeirinhas. A extrativista e moradora da comunidade Limão do Curuá, Solange Mourão Barbosa, ficou sabendo da jornada por uma prima e aproveitou para buscar os serviços. 

"Agradeço pelo apoio que recebi da Secretaria da Mulher. Já tinha perdido as esperanças em relação a minha situação. Foi uma prima que me falou do trabalho que é feito pelo Governo do Estado e graças a Deus só tenho que agradecer pela oportunidade de mudança", disse, emocionada. 

Equipe da Secretaria da Mulher orientou sobre o 'Protocolo não é não' para as ribeirinhas Equipe da Secretaria da Mulher orientou sobre o 'Protocolo não é não' para as ribeirinhas A líder das mulheres camaroeiras, Gracinete Campos Dias, de 32 anos, recebe  acompanhamento para a filha de 9 anos, que sofre bullying pelas condições da alopecia, que é a perda de cabelo.

"Sou grata pela doação que recebi do Governo do Estado e pelo apoio que recebo junto com a minha filha, é uma oportunidade que temos para não entrar em depressão e desespero”, ressaltou Gracinete.

A Secretaria da Mulher participa da Jornada Fluvial promovendo o acolhimento, atendimento e encaminhamentos de casos que precisam de acompanhamento. Os atendimentos acontecem em conjunto com a Coordenadoria da Mulher do Tjap. 

“Essa parceria com a Justiça estadual muito nos honra, pois permite que nosso atendimento chegue nas regiões mais longínquas, como é o caso do Arquipélago do Bailique. Conseguimos ajudá-las dentro da própria comunidade porque muitas não conseguem ir a Macapá", reforçou a secretária de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos. 

Profissionais de várias áreas participaram da 148ª Jornada Fluvial do Tjap, a última edição de 2024Profissionais de várias áreas participaram da 148ª Jornada Fluvial do Tjap, a última edição de 2024Várias comunidades foram visitadas durante a açãoVárias comunidades foram visitadas durante a açãoO atendimento aconteceu no período de 25 a 30 de novembro O atendimento aconteceu no período de 25 a 30 de novembro

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!