Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL

Governo do Amapá e parceiros realizam ação de saúde para população em situação de rua em Macapá

Equipes de saúde e assistência social percorreram pontos estratégicos para atendimento itinerante com consultas médicas, além da distribuição de roupas e lanches.

Por Jamile Moreira
20/12/2024 16h00

Equipes de saúde e assistência social realizaram as ações em praças públicas de MacapáPara garantir o acesso aos serviços de saúde e assistência social, o Governo do Amapá promoveu na noite de quinta-feira, 19, uma ação para a população em situação de rua de Macapá. A iniciativa fortalece também a Rede de Atenção Psicossocial do estado. 

De acordo com a coordenadora de Atenção Psicossocial, Marlucia Milhomem, a integração da rede psicossocial possibilita olhar para o usuário de forma ampla e proporcionar o cuidado integral da saúde física e mental das pessoas acompanhadas pelo serviço.  

Marlucia Milhomem, coordenadora de Atenção Psicossocial"Hoje, a Coordenação de Saúde Mental, juntamente com os Centros de Atenção Psicossocial CAPS-AD e Gentileza e o Consultório na Rua do município de Macapá, estão nesta ação estratégica levando serviços de saúde e de assistência social até essas pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. A gente sai dos muros onde estão instalados esses serviços e levamos até a nossa população", ressaltou a coordenadora. 

A atividade foi itinerante e percorreu pontos já mapeados pelas equipes e conhecidos por serem espaços em que essa população costuma se reunir. Durante a ação, foram realizadas consultas médicas, psicológicas, testes rápidos, orientações em saúde bucal, além da distribuição de roupas e lanches.

Gleicy Sena, diretora do CAPS AD“Nossos pacientes fazem tratamento contra dependências e já possuem essa dificuldade para ter acesso aos atendimentos de saúde, seja por barreiras impostas por eles mesmos ou pelas equipes de saúde, por isso é muito importante esse momento para eles porque nós estamos levando os serviços, fazendo a busca ativa nas praças e realizando o  atendimento in loco”, explicou a coordenadora do CAPS AD, Gleicy Sena.

Além da Rede de Atenção Psicossocial, a ação teve o apoio da Secretaria de Estado de Mobilização Social, Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público e Secretaria de Assistência Social do Estado e Município.

Ação ofertou atendimento médico e psicológicoAtenção Psicossocial

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são dispositivos que oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. 

Nos casos de pessoas em crise ou surto, o primeiro atendimento acontece no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, que oferta 24 horas serviços de atendimento psicológico para casos de urgência e emergência, como crises de ansiedade, depressão, abuso ou qualquer tipo de violência e traumas psicológicos, além de tentativas de suicídio.

Equipe multiprofissional foi responsável pelos atendimentos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde