'Meu filho é o motivo de eu estar aqui hoje', diz cuidadora nomeada no concurso da educação do Governo do Amapá
Aos 28 anos, Juciara Souza, está entre os 482 novos servidores nomeados pelo governador Clécio Luís para reforçar o ensino das escolas estaduais.
Juciara Souza e o filho Davi na cerimônia de nomeaçãoCom o compromisso de fortalecer a educação pública, o governador Clécio Luís nomeou mais 482 novos profissionais para a rede estadual de ensino. Entre os novos servidores está Juciara Souza, de 28 anos, que assumirá o cargo de cuidadora no município de Santana.
Mãe solo desde os 20 anos e determinada a mudar de vida, Juciara relatou a felicidade em ser a primeira concursada da família. Agora ela diz que poderá proporcionar uma vida melhor ao filho, Davi Souza, de 8 anos.
“Foi uma alegria imensa, meus pais ficaram aliviados e felizes por saber que agora posso caminhar com minhas próprias pernas. Meu filho é o motivo de eu estar aqui hoje. Pensei em desistir muitas vezes, mas ele me deu forças para seguir. Hoje, estou pronta para enfrentar os desafios e para contribuir com o futuro de outras crianças. Quero ser um exemplo, assim como meus professores foram para mim", declarou a cuidadora, emocionada.
Juciara Souza foi nomeada como cuidadora FOTOS: Governo do Amapá celebra a chegada de 482 novos servidores da Educação
A jornada até a posse não foi fácil. Ela conciliava trabalho, estudos e os cuidados com o filho, superando inúmeras dificuldades. Pela manhã, ela levava o filho à escola e cuidava das tarefas domésticas. À tarde, trabalhava das 15h às 23h40. Durante a madrugada, dedicava-se aos estudos por conta própria.
“Eu não tinha tempo para fazer cursinho, então estudei sozinha, com apostilas e nos poucos momentos livres. Foram noites em claro, lágrimas e muita dedicação. Mas todo o esforço valeu a pena. A educação realmente transforma vidas, os pássaros têm asas, e nós temos livros", afirmou Juciara.
Agora, a jovem se dedica à missão de cuidar de alunos com necessidades especiais, vendo na profissão uma oportunidade de impactar especificamente a vida de outras crianças com cuidado, atenção e dedicação.
Concurso da educação
O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. A primeira turma de servidores foi nomeada em janeiro de 2024, com 545 profissionais, com a segunda chamada acontecendo em abril do mesmo ano, para outros 523 servidores.
A terceira e última chamada aconteceu em maio, com mais 541 educadores. Juntando as três turmas, já foram convocados mais de 1,7 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012, há mais de 10 anos.
Governador Clécio Luís convocou só na educação, mais de 1,7 mil profissionais
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!