‘Queremos descarbonizar a frota e manter a preservação ambiental’, diz governador Clécio Luís ao anunciar isenção de IPVA para veículos elétricos
Iniciativa foi divulgada por Clécio Luís durante a inauguração do primeiro posto de recarga gratuita de carros elétricos no Amapá, na orla de Macapá.
Inauguração do eletroposto contou com a presença de executivos do Grupo Equatorial e do Governo do EstadoO primeiro eletroposto gratuito do Amapá foi inaugurado neste sábado, 28, na orla de Macapá. O ponto de recarga para carros elétricos foi construído pela CEA Equatorial Energia no trapiche do Santa Inês, em Macapá, numa parceria com o Governo do Estado do Amapá e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Durante a inauguração, o governador Clécio Luís anunciou que sancionou com aprovação da Assembleia Legislativa do Amapá, a Lei nº 3.152/2024, que reformula o Código do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, Aquáticos e Aéreos (IPVA) e prevê a isenção do tributo para veículos elétricos até 2026.
Governador Clécio Luís conheceu funcionamento do eletroposto da orla de Macapá"É uma tendência nós descarbonizarmos a frota de veículos. O Governo quer incentivar cada vez mais as pessoas adquirirem carros movidos à eletricidade ou híbridos para termos, proporcionalmente, a maior frota movida à energia renovável do Brasil. Somos o estado mais preservado do país e, por meio de iniciativas como esta, queremos manter essa marca, de um povo que cuida do meio ambiente", comentou o governador Clécio Luís.
A isenção possibilita a renovação da frota, estimula a compra do produto no comércio local e impulsiona o fortalecimento de serviços de manutenção especializada, gerando emprego e renda. Com isenção de IPVA para esses veículos, o Governo do Amapá busca promover uma frota renovável e descarbonizada, num estado que respeita o meio ambiente.
Primeiro eletroposto 100% do Amapá funciona no Trapiche Santa Inês, na orla de Macapá
Política de Estado
Atualmente, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), são mais de 50 carros elétricos que compõem a frota amapaense. O texto sancionado pelo governador prevê ainda, a partir do ano seguinte, uma transição gradual para tributação com alíquotas para este veículos inicialmente reduzidas, sendo 0,5% em 2027; 1% em 2028; 2% em 2029; e 3% após 31 de dezembro de 2030. O benefício se estende também aos veículos para transporte de passageiros e/ou cargas.
Como parte da política de desenvolvimento econômico adotado pelo Governo, a chegada de empresas de venda de automóveis elétricos possibilita à população o uso de nova matriz energética, contribuindo para reduzir os impactos ambientais associados aos combustíveis fósseis, como gasolina e diesel.
Posto possibilita recarga de bateria de veículos elétricos em Macapá
Eletroposto
Com abastecimento gratuito, o eletroposto funciona todos os dias, de 5h às 0h, no Trapiche do Santa Inês, na orla de Macapá. O local tem uma estação de carregamento com dois pontos de recarga de 23 kW, capazes de abastecer dois veículos elétricos simultaneamente.
"É o primeiro eletroposto de muitos. A recarga é gratuita e vai continuar sendo gratuita. O estado mais preservado da União agora dá um passo importante junto com a isenção do IPVA para que você eletrifique cada vez mais a nossa frota. Vamos pensar, de repente, em eletropostos para atender a uma rota eletrificada no Platô das Guianas", propôs Augusto Dantas, presidente do Grupo Equatorial no Amapá.
Eletroposto possui sistema que pode abastecer dois veículos ao mesmo tempo
Os carregadores possibilitarão cargas completas a partir de uma hora, dependendo do modelo da bateria do veículo elétrico. Alimentado por painéis solares, quando não houver abastecimento, a energia gerada será enviada para a rede elétrica da CEA Equatorial.
A instalação do eletroposto, realizada em parceria com o Governo do Amapá, integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Aneel, com investimento da CEA Equatorial Energia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!