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Reforma do Ensino Médio e Escola de Tempo Integral são discutidas em seminário

Encontro propõe debater e esclarecer as novas políticas educacionais no Amapá.

Por Redação
15/12/2016 13h20

Com o objetivo de compartilhar informações com a sociedade sobre as mudanças ocasionadas pela Reforma do Ensino Médio e Escola de Tempo Integral, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seed), realizará o I Seminário Estadual “O Ensino Médio no Amapá sob a perspectiva da MP 746/2016”. O encontro acontecerá na segunda-feira, 19, de 8h às 12h e 14h às 18h, no auditório da Faculdade Famap/Estácio, localizada na Rodovia Juscelino Kubitschek.

Na oportunidade, a equipe técnica da Seed e o coordenador geral do Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Wisley João Pereira, abrirão um diálogo com os participantes apontando as principais mudanças e os benefícios para a educação que influenciam direta e indiretamente a vida de cada cidadão com a reforma.

É esperado um público de 200 pessoas para o seminário, entre estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores. Foram convidados para participar do debate, representantes de instituições de Ensino Superior, escolas particulares, União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), Conselho de Educação do Estado (CEE) e o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap).

A Reforma do Ensino Médio (Medida Provisória nº 746/2016) promove alterações na estrutura do Ensino Médio, última etapa da educação básica, por meio da criação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

A carga horária mínima anual do ensino médio amplia, progressivamente, para 1.400 horas. Determina, ainda, que o ensino de língua portuguesa e matemática seja obrigatório nos três anos do Ensino Médio. Também torna obrigatório o ensino da língua inglesa a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e nos currículos do Ensino Médio, facultando neste, o oferecimento de outros idiomas, preferencialmente o espanhol.

A reforma permite que conteúdos cursados no Ensino Médio sejam aproveitados no Ensino Superior. O currículo do Ensino Médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por itinerários formativos específicos definidos em cada sistema de ensino e com ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

E, por fim, a Reforma do Ensino Médio dá autonomia aos sistemas de ensino para definir a organização das áreas de conhecimento, as competências, habilidades e expectativas de aprendizagem definidas na BNCC.

Ensino Integral

A partir de 2017, o Amapá implantará a metodologia de tempo integral em oito escolas estaduais para os alunos das primeiras séries do Ensino Médio.

Em Macapá, cinco escolas estaduais foram selecionadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para ofertar o ensino médio em tempo integral: Tiradentes, Raimunda Virgolino, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Colégio Amapaense e José Firmo do Nascimento. Outras três escolas são do município de Santana: Augusto Antunes, Alberto Santos Dummont e Elizabeth Picanço Esteves.

Nesse modelo de ensino, os alunos irão participar de projetos integradores. Para isso, será ampliado o currículo escolar com atividades nos campos da cidadania, ciências políticas e ética, cultura e artes, esporte e lazer, direitos humanos, educação ambiental, inclusão digital, saúde, investigação científica, educação econômica, valorização da família e a violência contra ela praticada. Também serão priorizadas discussão de gênero, drogas, etnia, orientação sexual, entre outros temas.

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