Núcleo de Segurança do Paciente é implantado no Hcal
Um dos objetivos é promover a interação entre profissionais para a tomada de decisões sobre o tratamento a ser empregado.
Hcal foi a primeira unidade a receber a implantação do núcleo. Experiência será levada a outros hospitais
Na manhã desta terça-feira, 20, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) implantou o Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital de Clinicas Dr. Alberto Lima (Hcal). Além da segurança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), outro objetivo do núcleo é promover a interação entre os profissionais de saúde para tomadas de decisões quanto ao tratamento correto a ser empregado a cada paciente, visto como o todo e não por partes.
O núcleo foi criado por meio da portaria nº 529/2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), e tem o objetivo contribuir para a qualificação do cuidado com os pacientes em todos os ambientes hospitalares.
Ele é composto pela equipe multidisciplinar do hospital como fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos, que tem como objetivo trabalhar na segurança dos procedimentos que serão executados no paciente, como medicação e cirurgias.
O núcleo estabelece seis metas universais a serem atingidas. São os pilares que sustentam a funcionalidade do trabalho que ele vai executar: melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão; e, por último, identificar corretamente o paciente.
"O paciente entra no hospital, recebe uma pulseira de identificação com nome e data de nascimento mais as identificações dos riscos que ele pode ter, como de alergia, de queda, dificuldade de locomoção", explicou a responsável técnica pelo Núcleo, a enfermeira Crislane Gama.
Nove setores foram elencados como principais para compor o núcleo: administração, comissão de revisão de prontuário, coordenações de clínicas cirúrgica, médica e de enfermagem, Núcleo de Educação Permanente, Núcleo Interno de Regulação, Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico, Farmácia, Comissão de Controle de Infecção.
A meta é que o núcleo também seja implantado nos hospitais de Laranjal do Jari, Oiapoque e Santana.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!