Rurap entrega caminhões para agricultores de Pracuúba
Veículos foram financiados pelo Pronaf e irão auxiliar no escoamento da produção de abacaxi.
Agricultores comemoraram o recebimento dos veículos que serão usados no escoamento da produção
João Ernesto Cavalcante Carvalho e José Reginaldo Silva da Silva vão começar 2017 com um grande auxílio no escoamento da produção de abacaxis. Cada agricultor familiar conseguiu financiar, pela linha de crédito Mais Alimentos, do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), um caminhão com capacidade para transportar 6 toneladas. O projeto foi elaborado pelo Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e os veículos foram entregues na comunidade de Cujubim, em Pracuúba, na manhã da última terça-feira, 20.
Para João Ernesto, essa é uma grande vitória e vai ajudar ainda mais na comercialização dos produtos. “Com esse caminhão, vai ser mais fácil levar os abacaxis para Macapá e Oiapoque, que são os nossos maiores consumidores”, comemorou.
Segundo o coordenador técnico do Rurap, Ely Silva, o financiamento foi possível graças ao aumento da produção de cada agricultor, que também elevou a renda. “Eles chegaram a um nível em que já não era possível transportar toda a produção nos caminhões da SDR [Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural]. Com os próprios caminhões, eles ganham independência”, explicou o técnico.
Cada caminhão beneficia, individualmente, o próprio agricultor, mas também apoia a produção da comunidade no entorno da propriedade. Para o Estado, esse é o início de um processo de empreendedorismo e de autonomia, diminuindo a dependência em relação a estrutura do Governo.
Pronaf
O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é uma iniciativa do governo federal, executado pelo governo do Estado, que auxilia os agricultores a acessarem as linhas de financiamento de acordo com o perfil e renda.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!