Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em 11 meses, Hospital de Oiapoque promoveu mais de 64 mil atendimentos

Dados da unidade revelam que de janeiro a novembro deste ano foram realizados 64.823 procedimentos. Mais de 300 destinados a índios.

Por Redação
28/12/2016 18h57

A população indígena é uma das beneficiadas com atendimento no Hospital de Oiapoque

O Hospital Estadual de Oiapoque, município distante 590 km da capital, é a referência no atendimento de saúde pública para a população que vive na fronteira com a Guiana Francesa. Além do serviço de urgência e emergência, a unidade também é responsável pelo atendimento clínico, ambulatorial e algumas cirurgias.

Atualmente, o hospital oferece cerca de 30 tipos de procedimentos, que variam dos mais simples como vacina, curativos, sutura, aos mais complexos como cirurgias e partos. Na área de análises clínicas, 16 tipos de exames são ofertados aos usuários que também contam com exames de ultrassonografia e raio-x, além de dispensa de medicamentos. A SESA também vem trabalhando no sentido de evitar a falta de profissionais de saúde na unidade.

De janeiro a novembro deste ano foram contabilizados 64.823 atendimentos na unidade, sendo que destes 309 direcionados à população indígena. Além dos moradores de Oiapoque e indígenas, a unidade também atende estrangeiros, principalmente de São Jorge, município da Guiana Francesa que faz fronteira com Oiapoque.

Por se tratar de uma região longe da capital, os usuários recebem suporte para transferência de acordo com a gravidade do quadro clínico, que pode acontecer via terrestre com ambulância a disposição 24 horas. Em situações mais graves, quando a transferência precisa ser imediata, é acionado o serviço aeromédico estadual e o paciente é encaminhado para Macapá em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!