Pré-COP30: participação conjunta dos Governos do Amapá e da Guiana Francesa vai evidenciar a cooperação regional na COP da Amazônia, em Belém
Governador Clécio Luís e CTG assinaram declaração de intenção para mostrar no encontro mundial que esses povos compartilham laços, da cultura à economia.

A cooperação entre o Amapá e a Guiana Francesa será levada conjuntamente pelos governos da região à Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) a ser realizada em novembro deste ano em Belém, no Pará.
O governador do Amapá, Clécio Luís, e o presidente da Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Gabriel Serville, representado pelo 1º vice-presidente, Jean-Paul Fereira, assinaram uma declaração de intenção que oficializa essa união.

"A Guiana Francesa e o Amapá podem, juntos, potencializar a defesa do meio ambiente, o enfrentamento às mudanças climáticas, as relações comerciais e culturais que nos ligam. Assinar o protocolo fortalece essa relação. Vamos chegar fortes na COP para mostrar um modelo que respeita a Amazônia quilombola, indígena e ribeirinha", pontuou o governador do Amapá.
A assinatura ocorreu na sexta-feira, 10, em Caiena, capital da Guiana Francesa, onde brasileiros e guianenses compartilham o dia a dia, desde o trabalho e questões econômicas até a celebração cultural entre os povos.
"Muitas vezes tendemos a acreditar que estamos protegidos por nossa exuberante floresta equatorial, e naturalmente não nos preocupamos com as consequências das mudanças climáticas. Mas somos diretamente os primeiros a sentir, vimos isso nos períodos de seca. E é por isso que assinamos essa convenção, para trabalhar esse caminho rumo à COP30", comentou o representante da CTG, Jean-Paul Fereira.

Na participação conjunta, os governos caminham para um discurso comum na busca de soluções sustentáveis e no fortalecimento da cooperação internacional, destacando uma das regiões mais preservadas da Amazônia e do mundo, ressaltando a necessidade do desenvolvimento econômico que respeita a floresta e, sobretudo, as populações que vivem abaixo da copa das árvores.
Um comitê será criado para coordenar a participação conjunta das discussões em Belém, seguindo um calendário de atividades preparatórias.

Cooperação
O fortalecimento das relações internacionais faz parte do Plano de Governo da gestão de Clécio Luís, por meio da criação da Secretaria de Estado das Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional) e com a promoção de encontros bilaterais com diversos países nestes 2 anos de gestão, sobretudo com os vizinhos franceses.
A relação diplomática entre Amapá e Guiana Francesa voltou a ser fortalecida em 2023 e, desde então, diversos benefícios já foram conquistados para o desenvolvimento econômico, cultural e social de ambos os lados da fronteira, especialmente por meio da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT), compostas pelos governos dos dois países.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!