Janeiro Branco: Governo do Amapá realiza gratuitamente escuta terapêutica e atendimento de saúde mental em Macapá
Ação aconteceu nesta terça-feira, 21, no centro comercial. Campanha também percorre municípios, levando assistência para moradores e capacitação técnica para profissionais da área.

Para reforçar o compromisso de priorizar o bem-estar da população, o Governo do Amapá promoveu nesta terça-feira, 21, a terceira ação “Saúde Mental na Comunidade”, na Praça Veiga Cabral, no centro comercial de Macapá. A iniciativa faz parte da campanha “Janeiro Branco”, e leva conscientização, atendimento e escuta terapêutica com equipe de profissionais.
A proposta, que já realizou cerca de 100 atendimentos, também visa alertar a sociedade sobre cuidados psicológicos para prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, além de combater o estigma associado a essas questões.

Entre os atendimentos realizados, está o da cabeleireira Katilene dos Santos, de 41 anos, que afirma ter recomeçado a vida do zero com ajuda e acompanhamento psicológico.
“Esse atendimento é indispensável para qualquer pessoa, e a ação é uma bela iniciativa, todos nós de alguma forma precisamos de ajuda. Após perder o meu marido entrei em depressão, tive que recomeçar a minha vida do zero, mas foi graças a esse apoio e acompanhamento psicológico que hoje estou bem. Para pedir ajuda não tem idade”, declarou Katilene.

Coordenada pela Secretaria da Saúde (Sesa), a iniciativa leva uma equipe de multiprofissionais composta por psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico em enfermagem, terapeuta ocupacional, educação física e residentes em saúde mental para atender e acolher a população em espaços de grande circulação de pessoas, além de divulgar serviços e locais onde é possível buscar ajuda.

“A ação estratégica sobre a saúde mental, é uma forma de conhecer a realidade das pessoas, coletar dados para um diagnóstico mais preciso sobre essas questões de saúde. Além de fortalecer a nossa rede de atenção psicossocial, que também está percorrendo os municípios levando atendimento e capacitação técnica”, explicou, coordenador em exercício da Coordenadoria de Saúde Mental da Sesa, José Luís Pena.
Janeiro Branco
Seguindo ao cronograma de ações, esta semana a Coordenação da Saúde Mental também está percorrendo o interior do estado levando atendimento e capacitação para os municípios de Tartarugal, Pracúuba, Amapá e, em seguida, Mazagão. Na segunda-feira, 27, a equipe atende em Porto Grande e encerra as atividades do “Janeiro Branco” no dia 30, com uma palestra sobre a temática na Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!