‘Nosso papel é fazer o respeito e a equidade serem cumpridos na escola’, afirma pedagogo no curso dos novos servidores da Educação
Márcio Sanches é um dos 121 participantes da capacitação dos servidores que foram recém empossados pelo Governo do Estado.

Como parte da preparação dos concursados da Educação que ingressaram no Governo do Estado, o curso de formação dos novos servidores está proporcionando uma imersão em temas fundamentais para a atuação escolar. Com carga horária de 80 horas para cuidadores e 32 horas para os demais cargos, o programa teve início com a aula magna, no dia 13 de janeiro, e inclui capacitação em primeiros socorros e discussões sobre metodologias pedagógicas contemporâneas.
Entre os 121 pedagogos participantes, está Márcio Sanches de Macêdo, de 42 anos, natural de Macapá, que vai assumir o cargo de coordenador pedagógico na Escola Estadual Professor Lauro de Carvalho Chaves, localizada no bairro do Muca, Zona Sul da capital. O servidor encara pela primeira vez o desafio de gerir uma unidade de ensino. Para ele, o curso tem sido fundamental para ampliar suas habilidades.
"O novo sempre espanta, mas é uma possibilidade de mostrar competência. Nosso papel é fazer com que o respeito, a igualdade e a equidade sejam cumpridas dentro da escola”, afirmou o pedagogo.
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O principal objetivo do curso, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que está sendo realizada na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, é preparar os novos professores, pedagogos e cuidadores para as temáticas educacionais, além de fortalecer a função social da escola na formação de cidadãos participativos e criativos, capazes de encontrar soluções alinhadas à realidade local.
Na formação, a inclusão e a diversidade estão no centro do debate. Os temas abordados têm foco no currículo pós-crítico, que enfatiza questões como diversidade, gênero e religiosidade, buscando construir um ambiente escolar mais inclusivo. O novo servidor público ressalta que as estratégias pedagógicas apresentadas pelos formadores da Seed têm sido importantes, preparando todos para lidar com os desafios do cotidiano nas escolas.
Além disso, o pedagogo já está com planos para sua atuação. O primeiro desafio será coordenar a Semana Pedagógica, onde apresentará o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola nos últimos três anos e pretende criar planos e projetos para integrar alunos, professores e a comunidade escolar em uma participação mais ativa e coletiva em sociedade.
"Pretendo, junto à equipe, criar estratégias para melhorar o desempenho dos alunos, além de implementar projetos que tornem a escola mais atrativa, como atividades aos sábados", compartilhou Márcio Macêdo.

A Importância da Formação
O curso busca fortalecer a função social da escola na formação de cidadãos participativos, capacitando os profissionais a desenvolverem soluções alinhadas à realidade da educação no estado. Em complemento a isso, o pedagogo destaca que a preparação é essencial para que exerça seu papel com segurança e competência e ter uma formação que possibilite chegar com clareza e organização na escola faz diferença. Para o profissional o aprendizado tem sido rico e indispensável para o desenvolvimento profissional.
A iniciativa do Governo do Estado reafirma o compromisso com uma educação transformadora, investindo na qualificação dos profissionais para garantir um ensino inclusivo, participativo e comprometido com a comunidade escolar, o curso de formação segue até o dia 29 de janeiro.
Novos Servidores
O Concurso da Educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. A primeira turma de servidores foi nomeada pelo governador Clécio Luís em janeiro de 2024, com 545 profissionais, com a segunda chamada acontecendo em abril do mesmo ano, para outros 523 servidores.
A terceira e última chamada do concurso aconteceu em maio do ano passado, com mais 541 educadores. Juntando as três turmas, já foram convocados pela atual gestão mais de 1,6 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012, há mais de 10 anos.
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