Governo do Amapá leva ação solidária para moradores da Linha E, em Macapá
A iniciativa garante acesso a serviços ofertados no Centro de Atendimento à Mulher e Família.

O Governo do Amapá realizou neste sábado, 25, uma ação solidária na Igreja Comunidade Cristã, na Linha E do Km 9, na Zona Oeste de Macapá. A iniciativa garantiu serviços de assistência social, jurídicos, enfermagem, fisioterapia e psicologia, que são ofertados pelo Centro de Atendimento à Mulher e Família (Camuf), órgão especializado em acolher as vítimas de violência no estado.

“Nós queremos fortalecer os moradores e dizer a eles que há um lugar de apoio integral diante de situações de violência, seja ela do tipo que for. O nosso Centro é atuante e essa é uma maneira de dizer para essas pessoas que temos esse suporte em todas essas categorias específicas e estamos prontos para atender de acordo com a necessidade de cada um “, destacou a coordenadora, Marinalva Lima.
A cabeleireira Ana Maria Santos, de 60 anos, é voluntária no projeto e garante cortes de cabelo gratuitos para quem mora longe dos centros urbanos.
"É uma honra fazer parte desse trabalho contribuindo para melhorar a autoestima dessas pessoas mais carentes que tanto precisam, então a gente vai até elas, não importa onde. Eu amo fazer isso", afirmou a profissional.

A proposta da iniciativa é levar um trabalho multiprofissional em diversas áreas para construir junto com a comunidade novas formas de pensar e agir diante de todos os tipos de violência e para isso, um dos focos do Camuf, é dar oportunidades para quem vive em áreas mais vulneráveis e distantes da capital, proporcionando um amparo social que possibilite a melhoria da qualidade de vida.

O pastor Denilson Macedo, de 43 anos, que atua na Igreja da localidade reforçou que essa estratégia ajuda a fortalecer a interação e a melhorar a convivência entre os moradores da região. "Essa ação é muito importante para reforçar o senso de união e integração aqui dentro da nossa comunidade. Somos muito gratos por essa iniciativa do Governo do Estado que por meio do Camuf, está trazendo esses benefícios para nós", ressaltou o pastor.

Os moradores aprovaram a oportunidade de acessar os serviços oferecidos, dentro do local onde moram, sem necessidade de deslocamento até o Camuf. "É uma experiência muito boa que veio aqui para a nossa comunidade que é tão carente e precisa muito desse apoio. Isso, sem dúvida, nos fortalece", pontuou o morador Jonathan de Freitas, de 30 anos, que aproveitou os serviços oferecidos com a família.
Além dos atendimentos, a ação contou o "Bazar Solidário", organizado pelo próprio Camuf, como parte do projeto "Camuf na Comunidade", que faz a coleta de roupas, sapatos e brinquedos para doação às comunidades mais distantes da cidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!