Governo do Amapá promove treinamento para abordagem humanizada de pacientes durante mamografia
Profissionais do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) receberam orientações práticas e teóricas para minimizar desconforto no exame.

Buscando uma saúde cada vez mais humanizada, o Governo do Amapá promoveu neste sábado, 25, um treinamento com a equipe de mamografia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá. Com uma abordagem mais acolhedora e sensível, os profissionais aprenderam técnicas para minimizar o desconforto e tornar o exame mais tranquilo às pacientes.
A especialista em mamografia, Richele Menezes, foi a responsável pelas orientações. Durante o encontro, ela indicou manobras práticas que podem ajudar e deixar a paciente mais relaxada. É recomendado que mulheres a partir dos 35 anos, que tiveram exames sem alterações, possam realizar a mamografia a cada dois anos.

“Fizemos um treinamento teórico e prático para que a mulher, quando atendida para a mamografia no Hcal, consiga ficar mais confortável, orientando as profissionais a lidarem com a ansiedade da paciente, e aplicando técnicas que auxiliam na precisão do exame de imagem”, pontuou a especialista.
Em 2024, o serviço voltou a ser realizado no Hcal após 8 anos sem a oferta. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu um equipamento de última geração, ofertando em média, mais de 400 exames por mês. Existem duas modalidades de mamografia, a de rastreamento que busca a prevenção, e a de diagnóstico, que serve para fechar o prontuário quando já existe a presença da lesão.

São marcados 20 exames por dia, sendo dez em cada turno. Os agendamentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e os resultados impressos são disponibilizados de 48 horas a 7 dias úteis após a realização do procedimento.
“Hoje não temos demanda reprimida, a mulher que procura nossos serviços é logo acolhida e, se em condições, direcionada à execução da mamografia. As mulheres que já realizaram exames anteriores, precisam trazer o último resultado para compor o relato encaminhado ao médico radiologista das informações pertinentes”, explica Juliene Guilhermino da Silva, tecnóloga em radiologia e coordenadora do Setor de Imagem do Hcal.
Serviço
Para agendar o exame de mamografia basta se dirigir à Sala 1 do Bloco D, de Imaginologia do Hcal. É necessário apresentar a Autorização de Procedimento Ambulatorial (APAC) original, cópia do RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, além de dois números de telefones válidos para contato.
O exame pode ser feito por gestantes, homens, adolescentes, portadoras de próteses de silicone, mastectomizadas e lactantes com indicação para o exame.

Prevenção
A mamografia é um exame de imagem, feito por uma máquina de raio-x, realizado na região das mamas, capaz de identificar a existência de lesões, nódulos, assimetrias e qualquer outro tipo de alteração que não seja perceptível e palpável.
O exame de mamografia consegue diagnosticar a doença ainda no estágio inicial e, geralmente, antes mesmo de qualquer sintoma aparecer. Dessa forma, o tratamento se torna mais eficaz e menos agressivo, como a cirurgia para retirada de mama (mastectomia), aumentando também as chances de cura e sobrevida.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!