Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIAGNÓSTICO

Governo do Amapá inicia fase de testes do primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública do estado

Esta etapa se concentra na adequação dos tipos de protocolos usados com o equipamento, que gera exames de imagens em alta resolução.

Por Alexandra Flexa
27/01/2025 16h40
Setor de ressonância terá ainda salas para acolhimento, triagem e estabilização do paciente

Após o Governo do Amapá investir na aquisição do primeiro aparelho de ressonância magnética do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá, e concluir a instalação, os técnicos agora estão na fase de testes para elevação do campo magnético gerado pelo equipamento, que vai ampliar a oferta de exames de imagem em alta resolução no estado.

Em fevereiro, inicia o treinamento dos profissionais que vão operar a máquina com um engenheiro da fabricante Canon. No período de 4 a 7, a equipe de tecnólogos em radiologia receberá orientações sobre os tipos de protocolos de exames, pois cada aparelho tem um método pré-estabelecido para a realização do procedimento de ressonância magnética.  

Procedimento varia de 10 a 45 minutos dependendo do tipo de exame

A estrutura inclui ambientação da sala com imagens projetadas no teto para relaxar o paciente durante o exame. A instalação está seguindo etapas como planejamento de rota de acesso, potência do aparelho, relação sinal-ruído e sistema de radiofrequência. 

O responsável técnico do Setor de Imaginologia do Hcal, Luiz Carlos da Silva, ressalta que a equipe especializada formada por dez profissionais vai atuar de forma escalonada no atendimento que funcionará 24h.

"A oferta desse serviço é um marco na saúde do estado, pois segundo dados do setor de regulação cerca de 6,5 mil pacientes aguardam para fazer o exame de ressonância. A previsão é de que sejam realizados uma média de 900 procedimentos por mês no Hcal, uma vez que a demanda pelo serviço é contínua”, detalhou Silva. 

Responsável técnico do Setor de Imaginologia do Hcal, Luiz Carlos da Silva

O equipamento, que veio do Japão, utiliza um forte campo magnético e ondas de rádio de alta frequência para produzir imagens extremamente detalhadas, necessitando de um isolamento para que não haja interferência. A partir do centro de magnetismo do tubo do aparelho até a área externa de instalação são necessários 7,20m de espaço isolado.  
 
E, devido a existência de uma via na parte interna do hospital por onde transitam veículos, área onde foi instalada a máquina, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) ergueu uma espécie de muro que protege e isola o local. A estrutura já está na fase de acabamento. 

Parte física do aparelho foi concluída, e agora entra a fase de testes do campo magnético

Novo espaço 

Seguindo o protocolo para o funcionamento do serviço, após as etapas em andamento será feita a reforma de adequação da área interna onde vai funcionar o setor de ressonância. O novo espaço contará com salas de recepção para acolhimento, triagem e estabilização do paciente que receberá orientações e preparação para o exame.

Devido ao forte campo magnético gerado, é proibido o uso de objetos metálicos como chaves, cartões de crédito, relógios, joias, e qualquer tipo de implante metálico. A previsão é de que a reforma do espaço que exige um protocolo rigoroso de segurança seja concluída e entregue no mês de março. O Hcal será o único a ofertar o procedimento 24 horas no estado.

Previsão é de que sejam realizados cerca de 900 exames de ressonância por mês

Ressonância magnética 

Com alta qualidade no detalhamento do corpo humano, a ressonância magnética é um exame de imagem com duração que varia entre 10 a 45 minutos dependo do procedimento. É um tipo de exame não invasivo e bastante preciso, que tem como finalidade detectar, diagnosticar e monitorar o tratamento de doenças.  
 
Com ele, é possível avaliar seus órgãos, tecidos e sistema esquelético, produzindo imagens de alta resolução do interior do corpo.  O equipamento é capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos e tecido, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos. 

Reestruturação da saúde pública

Além da construção do novo HE, ampliação do Hospital Regional de Porto Grande, das reformas, revitalizações e abertura de novos leitos nos hospitais de Macapá e dos municípios, o Governo do Estado vem transformando o sistema de saúde com novos aparelhos, equipamentos, insumos e medicamentos.

Seguindo os protocolos de segurança o setor de ressonância contará com uma espaço específico para os atendimentos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde