Governo do Estado capacita agentes para atendimento especializado da cabine do ‘Box Lilás’ no Ciodes de Macapá
Iniciativa faz parte do Projeto 'Viva Mulher Amapá' da Secretaria de Justiça e Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres.

Dando continuidade ao projeto "Viva Mulher Amapá" iniciado em dezembro de 2024, o Governo do Amapá realizou o segundo treinamento dos agentes do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) para atendimento especializado da cabine do "Box Lilás". A capacitação foi realizada pelas técnicas da Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepm), com objetivo de humanizar o atendimento ao público feminino em situação de violência doméstica e de gênero.
O ‘Box Lilás’ é um espaço exclusivo operacionalizado dentro das salas de teleatendimento dos números de emergência 190 e 193. A capacitação, em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ajuda a oferecer um suporte eficaz, especializado e humanizado às mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, como destaca a gerente da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), que é coordenada pela Sepm, Larissa Rocha.
“A qualificação está sendo realizada pelos órgãos que compõem a RAM no Amapá. Nesta etapa estamos tratando sobre os serviços oferecidos pela Sepm e RAM como por exemplo, os serviços ofertados pelo Centro Ama-LBTI, e quando chegarem novos servidores, é feito o reforço das informações”, destacou.

A chefe de Controle de Qualidade do Ciodes, Capitã Meire, explica que o Box Lilás nasceu por iniciativa do Ciods e implementa as chamadas dos números 190 e 193, diretamente para atenção eficaz para casos de violência contra mulheres.
“O primeiro treinamento foi feito logo no início da implementação do projeto. Estamos recebendo o suporte da Secretaria das Mulheres por meio da RAM que nos apresentou a funcionalidade e serviços disponíveis em todo o Estado. Apesar de estarmos com um pouco mais de um mês de atuação, já temos ótimos resultados. Agradecemos a parceria da Sepm nesse projeto”, frisou a capitã.
Durante a semana, os servidores também tiveram treinamento com técnicos da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, do Controle de Monitoramento Eletrônico do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher de Santana. Dentre os temas, foram abordados a funcionalidade do "Botão do Pânico" e a Lei Maria da Penha.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!